Menu
Menu
Busca sábado, 13 de dezembro de 2025
Senai Matriculas - Dez25
Cultura

Mostra relembra artistas plásticos que marcaram história do estado

24 outubro 2013 - 10h16Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de MS inaugura nesta quinta-feira (24), às 19h30, na Galeria do Memorial da Cultura, a exposição “In Memorian” com obras de artistas que marcaram a história das artes plásticas de Mato Grosso do Sul. A mostra faz parte do projeto Território Ocupado e a entrada é franca.

Serão homenageados na exposição Beto Lima, Henrique Spengler, Jorapimo, Lídia Baís, Óvini Rosmarinus, Paulo Rigotti, Vânia Pereira e Wega Nery, artistas que atuaram nas artes plásticas antes e depois da divisão do antigo Mato Grosso e criação do estado de Mato Grosso do Sul.

Wega Nery nasceu em Corumbá, mas no início dos anos 20 radicou-se em São Paulo. De 1943 a 1945 passou mais de um ano hospitalizada em decorrência de uma série de complicações cirúrgicas. Nesse período começou a desenhar como forma de distração. Na década de 50 participa do Grupo Guanabara. Em 1953, frequenta o Atelier-Abstração, de Samson Flexor e produz as primeiras pinturas abstratas, de tendência geométrica.

Jorapimo começou a criar sua arte na década de 60 e passou a ser a maior figura da pintura corumbaense. Dedicou sua vida à revelação da flora e fauna pantaneiras, das cenas da vida ribeirinha e do casario do porto de Corumbá.

Em Campo Grande se registra a mais interessante figura feminina nas artes plásticas sul-mato-grossenses: Lídia Baís (1901-1985). Pintora e desenhista, iniciou seus estudos com Henrique Bernardelli em 1926. Passou o ano seguinte em viagem pela Europa, permanecendo mais tempo em Berlim e Paris, onde teve contato com Ismael Nery.

Paulo Rigotti, douradense, é um dos mais importantes artistas contemporâneos de Mato Grosso do Sul e deixou um legado de valor inestimável à arte-educação e cultura. Se destacou com quadros-objeto que reaproveitavam sucatas metálicas.

Henrique Spengler foi também um dos mais significativos artistas plásticos do estado. Seu tema predileto era inspirado na cultura kadiweu. Ele levou para as telas a arte que os nativos originalmente reproduziam em vasos de cerâmica.

Beto Lima, nascido em Campo Mourão (PR, 1963), viveu em Campo Grande a partir dos anos 80. Em 1989 trocou o jornalismo pelas artes plásticas e desde então se dedicou a experimentar e criar variadas técnicas e texturas. Sua criatividade também se estendeu a projetos de cenografia e wearable art. Viajante incansável, recolheu impressões pela Europa e Brasil que depois animaram suas telas.

Formada na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP (São Paulo), Vânia Pereira (1940-2002), através de seu ateliê campo-grandense, foi a maior expoente da gravura, arte pouco divulgada em Mato Grosso do Sul. Realizou uma obra considerável, sendo grande parte dela doada pela família para o acervo do Museu de Arte Contemporânea.

A construção da obra de Óvini Rosmarinus nos remete à expressão muito utilizada por aqueles que se deparam com a estranheza tamanho era o ar de mistério que envolvia o artista. Óvini deixou um legado: seu pensamento ousado, sua força de trabalho atrevido, desprendido.

O Projeto Território Ocupado, da Fundação de Cultura, é uma vitrine tanto para os novos talentos como também para os artistas plásticos já consagrados de Mato Grosso do Sul e de outros estados, possibilitando a troca de ideias e conceitos entre artistas de todo o país.

Serviço
A exposição “In Memorian” será aberta hoje (24), às 19h30 e segue até o dia 22 de novembro de 2013 de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30. A entrada é franca. A Galeria do Memorial da Cultura fica na avenida Fernando Correa da Costa, 559, no Centro, Campo Grande.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Peter Greene tinha 60 anos
Cultura
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York
Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital
Sidney Magal
Cultura
Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande
Cultura
O Bando do Velho Jack comemora 30 anos com show gratuito em Campo Grande

Mais Lidas

Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
A divulgação oficial dos nomes pré-selecionados ocorrerá no próximo sábado (13), durante o Natal na Praça Ary Coelho
Cidade
Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira