A cerimônia premiou os melhores filmes e séries do ano de 2013, em 25 categorias, segundo votação da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood. "Trapaça" venceu as categorias melhor filme de comédia ou musical, melhor atriz de comédia ou musical para Amy Adams, e melhor atriz coadjuvante para Jennifer Lawrence. Os eleitores também deram ao drama "Clube de compras Dallas" dois dos principais prêmios: melhor ator coadjuvante para Jared Leto e melhor ator de drama para Matthew McConaughey.
Leonardo DiCaprio ganhou a categoria de melhor ator de comédia ou musical por "O lobo de Wall Street", de Martin Scorsese, enquanto Cate Blanchett levou o prêmio de melhor atriz dramática por "Blue Jasmine", de Woody Allen. Este decidiu não comparecer à cerimônia em que foi homenageado com o prêmio Cecil B. DeMille, pelo conjunto de sua obra, recebido em seu lugar pela atriz Diane Keaton.
Diferentemente do Oscar, a HFPA (sigla original da associação de imprensa estrangeira) não se limita a produções exibidas nos cinemas, contemplando também programas de TV. Dentre estas últimas, os destaques foram "Breaking bad", eleita a melhor série dramática e com prêmio de melhor atuação para seu protagonista, Bryan Cranston, e "Brooklyn nine-nine", a melhor série cômica e com prêmio pela atuação de Andy Samberg. "Minha vida com Liberace" também venceu duas categorias: melhor filme para TV e melhor ator em filme para TV para o veterano Michael Douglas.
Transmitida no Brasil desde às 23h pelo canal pago TNT, a cerimônia foi apresentada novamente pelas comediantes Tina Fey e Amy Poehler, ambas ex-integrantes do programa humorístico "Saturday Night Live". Elas iniciaram a festa com um discurso de dez minutos cheio de piadas, em que chamaram "Trapaça" de "explosão na fábrica de perucas", Woody Allen de "o diretor mais magro com os óculos maiores", e George Clooney de preferir "se perder no espaço a ficar com uma mulher de sua idade", referindo-se ao filme "Gravidade". "Isso aqui é Hollywood. Se uma coisa dá certo, eles continuam fazendo até provocar ódio nas pessoas", declarou Tina Fey.
Alguns dos momentos de maior empolgação ocorreram durante o anúncio de Amy Poehler como melhor atriz de série cômica, em que ela deu um beijo no cantor Bono, e nos pronunciamentos da atriz Jacqueline Bisset, que mandou algumas pessoas "para o inferno"; e do grupo U2, vencedor na categoria canção original pela música tema de "Mandela: Long walk to freedom". "Mandela foi um homem que se recusou a odiar não porque não tivesse ravia, mas porque achou que o amor faria o trabalho melhor. A música que escrevemos tem a ver com o filme, que é uma história de amor", declarou o vocalista Bono.Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Cultura
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital

Cultura
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes

Cultura
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira

Cultura
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS

Cultura
JD1TV: Com escolta e videomonitoramento, elefanta 'Kenya' passa por Campo Grande

Cultura
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta

Cidade
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade

Cultura
BLX lança o EP 'Electrosounds' trazendo raízes sul-mato-grossenses à música eletrônica

Cultura
JD1TV: Com oficinas e cinema para todos, Bonito CineSur chega à sua terceira edição

Cultura