As escolas públicas que atendem alunos de baixo nível socioeconômico se destacaram na Prova Brasil e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As escolas foram identificadas no estudo “Excelência com Equidade no Ensino Médio: a dificuldade das redes de ensino para dar um suporte efetivo às escolas”, produzido pela Fundação Lemann, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Instituto Unibanco e Itaú BBA.
Ao todo, 100 escolas de um total de 5.042 se destacaram por boas práticas. Nelas, pelo menos 95% dos alunos concluíram os estudos, o que mostra que as unidades conseguiram evitar o abandono escolar. São escolas capazes de ofertar aos alunos boa base de conhecimentos, ajudá-los em projetos de vida, obtendo bons resultados em avaliações nacionais. Todas atendem a estudantes de baixo nível socioeconômico.
Quatro estados despontaram na lista com o maior número de escolas: Ceará, com 55, Espírito Santo, com 14, Goiás e Pernambuco, com sete cada.
Desafios
A pesquisa, segundo o diretor executivo do Iede e pesquisador responsável pelo estudo, Ernesto Martins Faria, evidencia desafios enfrentados pelo ensino médio brasileiro. Para melhorar os resultados, os estabelecimentos oferecem reposição de conteúdos ainda do ensino fundamental, além de aulões simulados. Oferecem atividades para trabalhar as chamadas habilidades socioemocionais, como empatia, criatividade, responsabilidade e ética.
“Para conseguir fazer tudo isso, as instituições precisam de mais tempo. Ao passo que são escolas que nos inspiram com práticas, fazem isso em um contexto de apenas 10% de alunos matriculados do ensino médio. Esse parece ser o desafio, pois poucas escolas com tempo regular têm conseguido resultados positivos.”
A pesquisa voltada para o ensino médio é a terceira etapa da série Excelência com Equidade, que começou em 2012, com a análise dos anos iniciais do ensino fundamental, do 1º ao 5º ano. Os anos finais, do 6º ao 9º ano, foram analisados a partir de 2015.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Resultado do Sisu 2026 já está disponível para consulta

As inscrições para o Prouni do 1° semestre termina amanhã

Presidente da FUNLEC representa instituição em evento de educação e tecnologia mundial

Levando educação no trânsito às escolas, Detranzinho abre inscrições na Capital

Inscrições do Prouni para o 1º semestre começam nesta segunda-feira

Inscrições para o Sisu terminam nesta sexta-feira

Inscrições para Fies começam no dia 3 de fevereiro

Piso salarial dos professores sobe para R$ 5,1 mil em 2026

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026


Nas escolas avaliadas, pelo menos 95% dos alunos concluíram os estudos (Reprodução)


