Alunos da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande estão vivenciando a música clássica por meio do projeto “Música Erudita nas Escolas”, que combina apresentações ao vivo com oficinas educativas.
A ação tem como objetivo democratizar o acesso à cultura e enriquecer o repertório sonoro dos estudantes, sendo realizada com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
O projeto começou no dia 20 de outubro, na Escola Municipal José de Souza, e chegou nesta segunda-feira (28) à Escola Municipal Nagen Jorge Saad, no Jardim Tijuca.
As próximas apresentações estão previstas para a Escola Municipal Irene Skuykala, em 4 de novembro, e para a Escola Municipal Isauro Bento Nogueira, em 25 de novembro.
O repertório apresentado pelo trio Opus Vivare — formado por Evandro Dotto (violão), Bianca Danzi (soprano) e Gabriel Almeida (violino) — percorre períodos do barroco ao romantismo, incluindo obras contemporâneas.
A diretora da Escola Nagen Jorge Saad, Renata Angelozi, ressaltou a importância da experiência para a formação integral dos alunos. “É muito importante que as escolas consigam trazer uma vivência estética musical diferente do que eles estão acostumados a ouvir. Recebendo essa informação dentro da escola, compreendem e valorizam a experiência da música erudita”, afirmou.
O músico Evandro Dotto destacou que o projeto cumpre um papel de democratização e valorização cultural. “A música sair de uma sala de concerto e vir para a periferia traz essa valorização e democratização do acesso. Nesse contexto, os alunos se sentem mais valorizados”, disse.
Durante as apresentações, a inclusão também é priorizada, com intérprete de Libras garantindo acessibilidade para todos os estudantes.
O projeto já percorreu nove municípios, realizando mais de 20 apresentações, com investimento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) por meio do Ministério da Cultura, Fundac, Prefeitura de Campo Grande e apoio da SEMED.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS

MS Dance Fest leva batalha de dança à Praça do Rádio neste sábado

Polícia deve investigar estupro de criança de 4 anos em escola pública da Capital







