Nesta terça-feira (28) terminará o prazo para inscrição no Programa Universidade Para Todos (Prouni) 2025. Ele oferece bolsas integrais e parciais em cursos de graduação nas instituições privadas de educação superior. As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único ao Ensino Superior.
Para participar é necessário ter concluído o ensino médio e atender ao menos uma das condições determinadas pelo Ministério da Educação, no edital deste ano, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista em instituição privada, ser uma pessoa com deficiência ou ser professor de rede pública.
O candidato também precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2024 ou de 2023, com média de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Na pré-seleção não entram estudantes que realizaram o Enem como treineiro e, caso o candidato tenha feito o exame em mais de um ano, a pontuação de melhor desempenho é usada na classificação.
Consulta - Desde o último dia 24, o Ministério da Educação disponibilizou a consulta do número de bolsas por instituição, curso e turno. O candidato poderá concorrer a bolsas destinadas a ampla concorrência ou destinadas a políticas afirmativas referentes às pessoas com deficiência e autodeclaradas indígenas, pardas ou pretas.
Para se inscrever, é necessário criar uma conta no Gov.br e realizarologincom oCadastro de Pessoa Física(CPF)easenha. Durante a inscrição será necessário informare-maile número de telefone válidos, além de dados cadastrais próprios e referentes ao grupo familiar.
O candidato também deverá selecionar,porordem de preferência, atéduasopções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência dentre as disponíveis,conformearenda familiar bruta mensal per capita.
O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro e, no dia 28 de fevereiro, haverá uma segunda chamada de candidatos. Entre os dias 26 e 27 de março, os candidatos não classificados nas duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera do Prouni. No dia 1º de abril, a lista de espera estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior e pelos candidatos.
Licenciatura - Candidatos a bolsas de licenciatura na modalidade presencial, que tiraram nota superior ou igual a 650 pontos na média das provas do Enem, poderão participar do programa Pé-de-Meia Licenciatura, lançado recentemente pelo governo federal. Cada estudante receberá R$ 1.050 durante o período regular de integralização do curso.
A medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil e é parte das celebrações de 20 anos do Prouni, criado em 2005 pela Lei nº 11.096.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Inscrições abertas para aulão gratuito preparatório do Enem na Capital

Campo Grande convoca aprovados para cargo de assistente educacional inclusivo

Câmara aprova título de visitante ilustre a Camilo Santana; vereadores do PL se opõem

"Ataque à educação" e "sensibilidade", dizem vereadores sobre decreto revogado

Estudantes do Ensino Médio têm aulas de Gastronomia na Capital

Jovem do MS conquista vaga na Unesp mesmo estando no 3º ano do ensino médio

Bioparque leva educação ambiental à feira escolar de escola pública na Capital

UEMS publica edital do vestibular 2026 com 871 vagas; confira os cursos

UEMS é escolhida como vice-presidente do Centro de Impacto Acadêmico da ONU
