Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Educação

Acadêmicos decidirão por aulas presenciais a partir de março

Três instituições de ensino explicaram como será o retorno dos alunos

23 fevereiro 2021 - 17h59Matheus Rondon    atualizado em 24/02/2021 às 14h54

Após a prefeitura divulgar pelo decreto n. 14.455, que as instituições de ensino, médio, técnico e superior podem retomar aulas presenciais com 50% da capacidade, instituições se preparam para a retomada do ensino presencial a partir do dia 8 de março de 2021. O ensino superior é o último a receber a autorização para retorno presencial, através do decreto, publicado nesta terça-feira (23), no Diogrande. A proibição estava em vigor desde março de 2020.

A alteração dispõe sobre as regras para o retorno das aulas presenciais na Rede Particular de Ensino, em Regime Especial de Prevenção à Covid-19. Será permitida a lotação máxima de 50% da capacidade para as turmas, se tal lotação, atender os distanciamentos previstos nos planos de Biossegurança aprovados pelo Poder Executivo Municipal.

A retomada deve acontecer gradualmente, respeitando os estágios da pandemia e seguindo um rígido protocolo de segurança, higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Insted

A diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, contou ao JD1 Notícias que o plano de biossegurança está pronto desde julho de 2020. A notícia da retomada de aulas presenciais vem com felicidade. “Ficamos muito felizes e estamos ansiosos em retornar depois de 1 ano fazendo as aulas de forma remota. Entendemos que a medida é prudente e deve ser flexibilizada a medida que a vacinação avance.”

A retomada do ensino presencial deve respeitar o limite de 50% da capacidade da sala com o devido distanciamento. Os estudantes do grupo de risco ou que convivam com o grupo de risco, serão orientados a permanecer remotos. De acordo com a diretora, se a demanda de alunos que querem voltar pro ensino presencial for muito grande, será organizado um sistema de rodizio na presencialidade para que todos que desejam a aula presencial sejam contemplados.

Uniderp/Anhanguera Campo Grande

Na Uniderp, o retorno será parcial das atividades práticas com alto nível de restrições e protocolos de segurança. As aulas teóricas terão retomada escalonada conforme consulta prévia dos coordenadores com os estudantes. A universidade informou que as aulas terão início fora dos horários de pico (após às 8h para matutino e após às 19h no período noturno).

O sistema adotado será o híbrido, respeitando os percentuais previstos no decreto, as capacidades das salas de aula e, principalmente, os estudantes que se encontram no grupo de risco, que terão acesso aos conteúdos no Ambiente Virtual do Aluno, realização de atividades práticas em casa, utilizando simuladores e sistemas gratuitos, além de transmissões das aulas em tempo real.” A Uniderp ressalta que a retomada consciente visa a reabertura da unidade de maneira segura e organizada, priorizando a saúde dos colaboradores e estudantes.” 

UCDB 

A Universidade Católica Dom Bosco informou que iniciará o retorno gradativo das aulas presenciais a partir da primeira quinzena de março e está preparada para atender os alunos tanto na forma presencial quanto na remota. A universidade investiu em equipamentos para garantir qualidade técnica de áudio e vídeo para transmissão das aulas.

As aulas poderão ser presenciais ou remotas acontecendo simultaneamente e também serão disponibilizadas as aulas gravadas. “Utilizando equipamentos disponíveis no mercado, nossa equipe de tecnologia da informação adaptou as ferramentas para conseguirmos levar para o estudante que está em casa, a mesma qualidade técnica disponível de quem estiver assistindo a aula presencial, de forma simultânea”, destacou o Pró-Reitor de Administração, Ir. Raffaele Lochi.

 

 

 

 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Divulgada classificação preliminar do concurso para professores da Reme
Educação
Divulgada classificação preliminar do concurso para professores da Reme
Foto: Álvaro Rezende
Educação
Alunos das escolas estaduais terão "feriadão" de seis dias na próxima semana
Local de prova do 'Enem dos Concursos' será divulgado hoje
Oportunidade
Local de prova do 'Enem dos Concursos' será divulgado hoje
Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Educação
Fique atento: Prazo para pedido de isenção do Enem termina na sexta
Enem
Educação
Não perca! Pedidos de isenção da taxa do Enem podem ser feitos até sexta-feira
Lula
Educação
Mais 1,2 milhão de alunos serão incluídos no programa 'Pé-de-Meia'
Foto: Fábio Rodrigues/AB
Educação
Mais de 5 mil contratos foram renegociados pelo Desenrola FIES em MS
Alunos em uma sala de ciências
Educação
Bioparque abre inscrições para seleção de alunos para o 'Clube de Ciências'
Sede da Funsat, em Campo Grande
Educação
Funsat abrirá turmas para cursos de Inglês e Espanhol
Educação escolar indígena de MS evolui com passar dos anos e vira destaque
Educação
Educação escolar indígena de MS evolui com passar dos anos e vira destaque

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria