Menu
Busca domingo, 28 de fevereiro de 2021
(67) 99647-9098
Governo - campanha estado que cresce - Topo
Educação

Acadêmicos decidirão por aulas presenciais a partir de março

Três instituições de ensino explicaram como será o retorno dos alunos

23 fevereiro 2021 - 17h59Matheus Rondon

Após a prefeitura divulgar pelo decreto n. 14.455, que as instituições de ensino, médio, técnico e superior podem retomar aulas presenciais com 50% da capacidade, instituições se preparam para a retomada do ensino presencial a partir do dia 8 de março de 2021. O ensino superior é o último a receber a autorização para retorno presencial, através do decreto, publicado nesta terça-feira (23), no Diogrande. A proibição estava em vigor desde março de 2020.

A alteração dispõe sobre as regras para o retorno das aulas presenciais na Rede Particular de Ensino, em Regime Especial de Prevenção à Covid-19. Será permitida a lotação máxima de 50% da capacidade para as turmas, se tal lotação, atender os distanciamentos previstos nos planos de Biossegurança aprovados pelo Poder Executivo Municipal.

A retomada deve acontecer gradualmente, respeitando os estágios da pandemia e seguindo um rígido protocolo de segurança, higienização, medidas de proteção e distanciamento, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).  

Insted

A diretora da Faculdade Insted, Neca Chaves Bumlai, contou ao JD1 Notícias que o plano de biossegurança está pronto desde julho de 2020. A notícia da retomada de aulas presenciais vem com felicidade. “Ficamos muito felizes e estamos ansiosos em retornar depois de 1 ano fazendo as aulas de forma remota. Entendemos que a medida é prudente e deve ser flexibilizada a medida que a vacinação avance.”

A retomada do ensino presencial deve respeitar o limite de 50% da capacidade da sala com o devido distanciamento. Os estudantes do grupo de risco ou que convivam com o grupo de risco, serão orientados a permanecer remotos. De acordo com a diretora, se a demanda de alunos que querem voltar pro ensino presencial for muito grande, será organizado um sistema de rodizio na presencialidade para que todos que desejam a aula presencial sejam contemplados.

Uniderp/Anhanguera Campo Grande

Na Uniderp, o retorno será parcial das atividades práticas com alto nível de restrições e protocolos de segurança. As aulas teóricas terão retomada escalonada conforme consulta prévia dos coordenadores com os estudantes. A universidade informou que as aulas terão início fora dos horários de pico (após às 8h para matutino e após às 19h no período noturno).

O sistema adotado será o híbrido, respeitando os percentuais previstos no decreto, as capacidades das salas de aula e, principalmente, os estudantes que se encontram no grupo de risco, que terão acesso aos conteúdos no Ambiente Virtual do Aluno, realização de atividades práticas em casa, utilizando simuladores e sistemas gratuitos, além de transmissões das aulas em tempo real.” A Uniderp ressalta que a retomada consciente visa a reabertura da unidade de maneira segura e organizada, priorizando a saúde dos colaboradores e estudantes.” 

UCDB 

A Universidade Católica Dom Bosco informou que iniciará o retorno gradativo das aulas presenciais a partir da primeira quinzena de março e está preparada para atender os alunos tanto na forma presencial quanto na remota. A universidade investiu em equipamentos para garantir qualidade técnica de áudio e vídeo para transmissão das aulas.

As aulas poderão ser presenciais ou remotas acontecendo simultaneamente e também serão disponibilizadas as aulas gravadas. “Utilizando equipamentos disponíveis no mercado, nossa equipe de tecnologia da informação adaptou as ferramentas para conseguirmos levar para o estudante que está em casa, a mesma qualidade técnica disponível de quem estiver assistindo a aula presencial, de forma simultânea”, destacou o Pró-Reitor de Administração, Ir. Raffaele Lochi.

 

 

 

 

 

Peniel - amigos da pizza

Deixe seu Comentário

Leia Também

Educação
Inscrições abertas na UEMS para professor temporário no curso de Medicina
Educação
Universidade expulsa 22 estudantes por fraudes no sistema de cotas raciais
Educação
Alexandre Lopes é exonerado da presidência do Inep
Educação
MS: acolhimento de alunos começa em março e aulas presenciais ficam para abril
Educação
AO VIVO: Estado anuncia volta às aulas
Educação
Prouni: prazo para confirmação de informações e matrícula termina hoje
Educação
Faculdades estão autorizadas a voltarem com aulas presenciais na capital
Educação
ACP quer professores vacinados antes da volta das aulas presenciais
Educação
EMEIs passam por reformas e manutenção
Educação
Inscrições para o Vale Universidade iniciam dia 17 de março

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio