O Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu que os atletas da Rússia e de Belarus não vão poder participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, representando seus países.
A medida foi tomada como sanção pela guerra da Ucrânia, e Belarus é vista como aliada direta da Rússia no conflito. Segundo o COI, no máximo 54 atletas russos e 28 bielorrussos podem se classificar para os jogos de Paris.
Atletas que apoiaram a guerra e funcionários de agências de aplicação da lei e do exército não serão autorizados a participar dos jogos. Além disso, apenas praticantes de esportes individuais destes países podem se qualificar para participar do evento.
Também foi designado um hino específico para tocar na cerimônia e nas premiações dos chamados "atletas neutros". Segundo a presidente da Federação Russa de Ginástica Rítmica, Irina Viner, a melodia do hino é semelhante a uma marcha fúnebre. A bandeira escolhida para os russos e bielorrussos na competição é azul esverdeada e contém um emblema branco com a sigla de Atletas Neutros Individuais (AIN).
Diante das decisões do COI, Ministério das Relações Exteriores da Rússia acusou a instituição de racismo e neonazismo, devido às regras de neutralidade impostas aos atletas olímpicos russos e às possíveis sanções para os atletas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Atleta de Campo Grande conquista prata no Brasileiro de Kickboxing

Dia de Champions na Copa do Mundo de Clubes: Europeus definem últimos semifinalistas neste sábado

Sem semifinal brasileira: Palmeiras é eliminado da Copa do Mundo de Clubes pelo Chelsea

Fluminense é o primeiro semifinalista da Copa do Mundo de Clubes

Ex-jogador do Arsenal é acusado de múltiplos estupros e agressões sexuais na Inglaterra

Gabigol é absolvido por acusação de fraude em exame antidoping

Etapa de atletismo dos Jogos Escolares acontece neste fim de semana na Capital

Paralimpíadas Escolares de MS marca recorde de participação com 17 municípios

É HOJE: Fluminense e Palmeiras encaram adversários em busca da semifinal da Copa de Clubes
