Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Esportes

Fifa veta CT de Cuiabá para início da Copa e expõe caos em preparação

08 junho 2014 - 05h51Via Uol
"A rua principal está fechada para recapeamento. Isso desviou todo o trânsito para cá, mas também tem obra ali na frente. Não tem escapatória, e o pior é que essa é a primeira impressão que o povo tem da cidade". O relato do taxista Dorival é um exemplo do atual clima de Cuiabá. A seis dias de Chile x Austrália, primeiro dos quatro jogos da Copa de 2014 que serão realizados na capital mato-grossense, a estrutura local passa longe de estar pronta. O município vai entregar menos de 40% das intervenções prometidas para o Mundial, e nesta semana o governo estadual adiou a entrega de seis projetos, incluindo a ampliação do aeroporto Marechal Rondon. O atraso também irritou a Fifa, que vetou o COT (Centro Oficial de Treinamento) de Barra do Pari para o início da competição.

O projeto de Cuiabá para a Copa do Mundo contempla dois COTs: Barra do Pari e UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), que também está com obras atrasadas, mas poderá ser usado no início do torneio a despeito desse panorama. Nenhum dos aparatos ficará pronto para o torneio.

A situação de Barra do Pari, porém, é mais complicada. O COT, cujo prazo inicial de conclusão era outubro do ano passado, foi entregue à Fifa na semana passada com menos de 70% de obras feitas. O equipamento tem custo estimado de R$ 26 milhões.

Sem poder usar a Barra do Pari, Cuiabá montou um plano B para a primeira rodada da Copa: fazer com que Chile e Austrália treinassem na UFMT, mas em horários diferentes. No entanto, o revezamento não será necessário porque as duas seleções chegarão à cidade mato-grossense apenas na noite de quarta-feira. No dia seguinte, véspera do jogo, ambas farão reconhecimento de gramado na Arena Pantanal.

A versão da Secopa-MT é que a programação de Chile e Austrália já estava pronta antes de o COT da Barra do Pari ser vetado. A secretaria ainda tenta obras emergenciais no aparato para viabilizar o uso antes de Rússia x Coreia do Sul, que está marcado para 17 de junho e será o segundo jogo da Arena Pantanal na Copa.

O problema de Cuiabá é que a Barra do Pari não encerra as preocupações pré-Copa da cidade. Aliás, ao contrário: a cidade entregou apenas 19 das 56 obras que havia programado para o Mundial (33,92%). Na última quinta-feira, em aditivos publicados no DOE (Diário Oficial do Estado), o Governo do Mato Grosso admitiu que seis intervenções no município serão entregues apenas depois da competição.

O Aeroporto Marechal Rondon, por exemplo, agora tem previsão de ser entregue em agosto. O aditivo de quinta-feira é o sexto no projeto do aparato – até esta semana, o governo ainda falava em concluir a ampliação em junho.

A construção de um viaduto em Várzea Grande e a abertura de uma avenida nas imediações da UFMT também foram postergadas. No primeiro caso, para julho. No segundo, até outubro.

O governo ainda adiou a revitalização do córrego 8 de abril e da avenida com o mesmo nome. A obra já seria concluída apenas no início de julho, mas o término foi jogado para agosto.

Por último, os aditivos do DOE falam sobre os COTs. Os dois devem ser concluídos apenas em agosto, o que reforça a ideia de que a UFMT será usada mesmo sem estar pronta.

A projeção feita pelo governo foi reforçada na sexta-feira por um relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Mato Grosso. O levantamento apontou situação muito complicada nos COTs de Cuiabá.

Segundo o relatório do TCE, a Barra do Pari tinha apenas 60% de conclusão até 21 de abril. Dessa data até 12 de maio, houve evolução de 5%. A UFMT avançou o dobro no mesmo período, mas também chegou a apenas 70% na segunda data.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Marta passa Pelé na artilharia da Seleção
Esportes
Atletas da capital vão representar MS em Campeonato Jiu-Jitsu
Esportes
Yeltsin Jaques "fez história na Paralimpíadas de Tóquio", diz Rose Modesto
Esportes
Yeltsin Jacques é recepcionado pelo Corpo de Bombeiros no Aeroporto nesta terça-feira
Esportes
Tóquio 2020: Cerimônia de encerramento encanta com a beleza da diversidade
Esportes
Anvisa paralisa jogo Brasil x Argentina e jogadores poderão ser deportados
Esportes
Campeonato Brasileiro de Handebol acontece de 03 a 07 de setembro em MS
Esportes
MS recebe Campeonato Brasileiro de Handebol neste fim de semana e feriado
Esportes
Primeiro ouro de parataekwondo da história vai para brasileiro
Esportes
Brasil enfrenta Chile pelas Eliminatórias da Copa do Catar

Mais Lidas

Polícia
Homem encontra pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Saúde
Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva
Polícia
Homem encontra o pai morto em avançado estado de decomposição na Vila Carvalho
Brasil
Homem coloca fogo em casa com ex-mulher e filhos dentro