Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Esportes

Fifa veta CT de Cuiabá para início da Copa e expõe caos em preparação

08 junho 2014 - 05h51Via Uol
"A rua principal está fechada para recapeamento. Isso desviou todo o trânsito para cá, mas também tem obra ali na frente. Não tem escapatória, e o pior é que essa é a primeira impressão que o povo tem da cidade". O relato do taxista Dorival é um exemplo do atual clima de Cuiabá. A seis dias de Chile x Austrália, primeiro dos quatro jogos da Copa de 2014 que serão realizados na capital mato-grossense, a estrutura local passa longe de estar pronta. O município vai entregar menos de 40% das intervenções prometidas para o Mundial, e nesta semana o governo estadual adiou a entrega de seis projetos, incluindo a ampliação do aeroporto Marechal Rondon. O atraso também irritou a Fifa, que vetou o COT (Centro Oficial de Treinamento) de Barra do Pari para o início da competição.

O projeto de Cuiabá para a Copa do Mundo contempla dois COTs: Barra do Pari e UFMT (Universidade Federal do Mato Grosso), que também está com obras atrasadas, mas poderá ser usado no início do torneio a despeito desse panorama. Nenhum dos aparatos ficará pronto para o torneio.

A situação de Barra do Pari, porém, é mais complicada. O COT, cujo prazo inicial de conclusão era outubro do ano passado, foi entregue à Fifa na semana passada com menos de 70% de obras feitas. O equipamento tem custo estimado de R$ 26 milhões.

Sem poder usar a Barra do Pari, Cuiabá montou um plano B para a primeira rodada da Copa: fazer com que Chile e Austrália treinassem na UFMT, mas em horários diferentes. No entanto, o revezamento não será necessário porque as duas seleções chegarão à cidade mato-grossense apenas na noite de quarta-feira. No dia seguinte, véspera do jogo, ambas farão reconhecimento de gramado na Arena Pantanal.

A versão da Secopa-MT é que a programação de Chile e Austrália já estava pronta antes de o COT da Barra do Pari ser vetado. A secretaria ainda tenta obras emergenciais no aparato para viabilizar o uso antes de Rússia x Coreia do Sul, que está marcado para 17 de junho e será o segundo jogo da Arena Pantanal na Copa.

O problema de Cuiabá é que a Barra do Pari não encerra as preocupações pré-Copa da cidade. Aliás, ao contrário: a cidade entregou apenas 19 das 56 obras que havia programado para o Mundial (33,92%). Na última quinta-feira, em aditivos publicados no DOE (Diário Oficial do Estado), o Governo do Mato Grosso admitiu que seis intervenções no município serão entregues apenas depois da competição.

O Aeroporto Marechal Rondon, por exemplo, agora tem previsão de ser entregue em agosto. O aditivo de quinta-feira é o sexto no projeto do aparato – até esta semana, o governo ainda falava em concluir a ampliação em junho.

A construção de um viaduto em Várzea Grande e a abertura de uma avenida nas imediações da UFMT também foram postergadas. No primeiro caso, para julho. No segundo, até outubro.

O governo ainda adiou a revitalização do córrego 8 de abril e da avenida com o mesmo nome. A obra já seria concluída apenas no início de julho, mas o término foi jogado para agosto.

Por último, os aditivos do DOE falam sobre os COTs. Os dois devem ser concluídos apenas em agosto, o que reforça a ideia de que a UFMT será usada mesmo sem estar pronta.

A projeção feita pelo governo foi reforçada na sexta-feira por um relatório do TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Mato Grosso. O levantamento apontou situação muito complicada nos COTs de Cuiabá.

Segundo o relatório do TCE, a Barra do Pari tinha apenas 60% de conclusão até 21 de abril. Dessa data até 12 de maio, houve evolução de 5%. A UFMT avançou o dobro no mesmo período, mas também chegou a apenas 70% na segunda data.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

Santos é provocado pela torcida do Corinthians
Esportes
Torcida corinthiana espalha provocações ao Santos pela Neo Química Arena
Richarlison revela período depressivo
Esportes
Richarlison revela ter sofrido depressão após Copa do Mundo do Catar
Família do jogador argentino é ameaçada
Esportes
Família do jogador Di María é ameaçada na cidade de Rosário
Jaqueta em combate ao racismo
Esportes
Seleção Brasileira terá jaqueta em combate ao racismo no amistoso contra a Espanha
Vini Jr. é capitão da Seleção Brasileira
Esportes
Com Vini Jr. como capitão, Seleção Brasileira enfrenta a Espanha nesta terça
Atacante do Flamengo Gabigol
Esportes
Culpado: Gabigol é suspenso por 2 anos por tentativa de fraude em exame antidoping
Confo
Esportes
Oito meses depois, Sete de Dourados está liberado para disputar competições em MS
Endrick marcou seu primeiro gol com a camisa da seleção
Esportes
Endrick marca e Brasil derrota Inglaterra na estreia de Dorival
Dorival durante treinamento
Esportes
Dorival Júnior estreia na seleção em duelo contra a Inglaterra
Zagallo em sua comemoração de 90 anos com a 'Amarelinha'
Esportes
Zagallo receberá homenagem da CBF antes de amistoso com Inglaterra neste sábado

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow