Menu
Menu
Busca sexta, 11 de julho de 2025
Esportes

Morre o médico que mudou a F1. Pilotos prestam tributo

13 setembro 2012 - 10h13Anton Want / Allsport / Getty Images

Médico-chefe da Fórmula 1 por 26 anos, o neurocirurgião britânico Sid Watkins morreu na quarta-feira aos 84 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família. Responsável pelo aperfeiçoamento do atendimento médico na categoria, Watkins foi o primeiro a atender Ayrton Senna no acidente fatal ocorrido no GP de San Marino em 1994. O britânico, que era amigo de Senna, comandou o grupo de médicos da F1 entre 1978 e 2004, e também se envolveu na promoção de medidas para tornar a categoria mais segura.

No mesmo ano em que Senna morreu, 1994, Watkins assumiu o cargo de presidente do Comitê de Segurança, através do qual estimulou a modernização de todos os aspectos da segurança da Fórmula 1, dos equipamentos aos autódromos. Também contribuiu para prevenir acidentes e melhorar os procedimentos de resgate. Por conta de sua atuação decisiva no automobilismo, Watkins recebeu o Prêmio Mario Andretti por Excelência Médica, em 1996, e a Excelentíssima Ordem do Império Britânico (OBE, na sigla em inglês), em 2002.

Suas contribuições salvaram diversos pilotos na categoria, como os brasileiros Nelson Piquet, Luciano Burti e Rubens Barrichello. Atualmente na Fórmula Indy, Rubinho lamentou a morte do britânico pelo Twitter. "Devo minha vida ao Professor Sid Watkins. Foi ele quem me salvou em Imola 94. Uma pessoa alegre, competente... Lembrarei sempre de ti, amigo. Vá com Deus", escreveu. Barrichello foi auxiliado por Watkins na mesma etapa em que Senna morreu. Ele sofrera grave acidente durante os treinos para o GP de San Marino.

Senna acabou morrendo na corrida realizada logo na sequência. Antes do episódio fatal, Watkins diz ter aconselhado Senna a deixar a categoria por causa dos acidentes envolvendo Rubinho e o austríaco Roland Ratzenberger, que morrera no mesmo treino. No documentário Senna, sobre a trajetória do piloto brasileiro, Sid Watkins aparece contando como foi socorrer o amigo depois da batida no GP de San Marino: "Ele suspirou por um instante e seu corpo relaxou", relembra na entrevista.

Via Veja com Agência Estado

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Memphis Depay em ação pelo Corinthians
Esportes
Crise no Corinthians: Memphis Depay exige pagamento de valores atrasados
Competição de patinação acontecerá em Campo Grande
Esportes
Campo Grande será sede da Copa Pantanal de patinação artística em 2026
Neymar voltou a vestir a camisa do Santos
Esportes
Santos enfrenta Desportiva Ferroviária em amistoso nesta quinta-feira; saiba onde assistir
Paralímpiadas servirão para etapa nacional
Esportes
Paralímpiadas escolares acontece neste final de semana em Campo Grande
Divulgação/Volleyball World
Esportes
Com 9 vitórias em 10 jogos, Brasil enfrenta a Polônia pela Liga das Nações de Vôlei
Goleada! PSG atropela Real Madrid e vai à final do Mundial contra o Chelsea
Esportes
Goleada! PSG atropela Real Madrid e vai à final do Mundial contra o Chelsea
Técnico da seleção brasileira, Carlo Ancelotti
Esportes
Carlo Ancelotti, técnico da Seleção Brasileira, é condenado a um ano de prisão na Espanha
Curso acontecerá em agosto
Esportes
FFMS abre inscrições para Curso de Formação de Treinadores
Foto: Divulgação/FIVB
Esportes
Seleção brasileira feminina garante a classificação para a fase final da VNL
Corpos de Diogo Jota e André Silva foram velados em Portugal
Esportes
Polícia aponta excesso de velocidade como causa de acidente que matou Diogo Jota

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 1 ano morre ao ser estuprada pelo próprio pai em MS
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão