O maior evento do planeta para atletas com deficiência em idade escolar acontece de 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP e terá como novidade a inclusão do parabadminton.
Na Terra da Garoa, as disputas da modalidade terão início na quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22), com partidas nos períodos matutino e vespertino.
O esporte "caçula" da competição nacional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), já é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), que estimula as potencialidades dos alunos-atletas e paratletas.
A equipe que representará o estado na capital paulista é formada por quatro paratletas, todos de Três Lagoas, estudantes da Escola Estadual Bom Jesus e integrantes do Programa Escolar Esportivo. "Eu fico muito feliz com o crescimento do paradesporto e com a inclusão de novas modalidades.
É o primeiro ano que participaremos do parabadminton e acredito que faremos uma grande campanha. É um ganho para Mato Grosso do Sul e para o esporte do Brasil", avalia o técnico sul-mato-grossense da modalidade, Roney Ferreira de Araujo.
Dentre os quatro, Yuki Roberto Rodrigues é o mais experiente e, mesmo com idade escolar, já desponta a nível Brasil. Atualmente, no ranking nacional do parabadminton adulto, estabelecido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o paratleta de 17 anos é o quinto colocado na categoria simples masculino e quarto na dupla masculina. Ambas as colocações são na SU5, classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores. Clique aqui e confira o ranking.
Os outros membros do grupo são Analanda Mafissoli, de 17 anos; Lariane Cirino, de 15 e Lucas Samuel Alves, de 14. Segundo o treinador, os três são iniciantes no esporte e o megaevento em São Paulo servirá como motivação para focar nos treinamentos em Três Lagoas. "Tudo é novidade para eles. Acredito que vão aprender bastante, serão motivados por essa competição, que é de um nível elevado para a categoria escolar".
Araujo destaca que o trabalho com o parabadminton nas escolas ainda é recente, porém promissor. "Agradeço muito à Fundesporte que nos dá um grande apoio dentro das escolas para desenvolvermos o parabadminton. No ano que vem, espero que tenhamos mais atletas, mais praticantes dentro do Estado para ir a competições nacionais. É muito interessante saber que já temos em Mato Grosso do Sul a modalidade estabelecida e em outros Estados não. Já saímos na frente".
O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sed-MS), por intermédio de seu Núcleo de Esportes (Nesp).
Ascensão
O parabadminton é o badminton voltado a pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários e podem competir em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.
Nos Jogos Parapan-Americanos 2019, de Lima, no Peru, a modalidade também estreou. A delegação verde e amarela foi líder absoluta na competição intercontinental, ao obter oito medalhas, entre as quais quatro foram de ouro, quatro de prata e duas de bronze.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026

Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo

Com recorde de inscritos, programação da 'Bonito 21K' começa nesta sexta

Final dos Campeões 2025 do Laço Comprido começa hoje com provas técnicas


Na Terra da Garoa, as disputas da modalidade terão início na quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22), com partidas nos períodos matutino e vespertino (Reprodução/Internet)



