Menu
Busca sexta, 13 de dezembro de 2019
(67) 99647-9098
TJMS Dezembro-19
Esportes

Parabadminton de MS estreia nas Paralimpíadas Escolares

A equipe que representará o estado na capital paulista é formada por quatro paratletas de Três Lagoas

17 novembro 2019 - 12h30Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

O maior evento do planeta para atletas com deficiência em idade escolar acontece de 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP e  terá como novidade a inclusão do parabadminton.

Na Terra da Garoa, as disputas da modalidade terão início na quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22), com partidas nos períodos matutino e vespertino.

O esporte "caçula" da competição nacional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), já é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), que estimula as potencialidades dos alunos-atletas e paratletas. 

A equipe que representará o estado na capital paulista é formada por quatro paratletas, todos de Três Lagoas, estudantes da Escola Estadual Bom Jesus e integrantes do Programa Escolar Esportivo. "Eu fico muito feliz com o crescimento do paradesporto e com a inclusão de novas modalidades.

É o primeiro ano que participaremos do parabadminton e acredito que faremos uma grande campanha. É um ganho para Mato Grosso do Sul e para o esporte do Brasil", avalia o técnico sul-mato-grossense da modalidade, Roney Ferreira de Araujo.

Dentre os quatro, Yuki Roberto Rodrigues é o mais experiente e, mesmo com idade escolar, já desponta a nível Brasil. Atualmente, no ranking nacional do parabadminton adulto, estabelecido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o paratleta de 17 anos é o quinto colocado na categoria simples masculino e quarto na dupla masculina. Ambas as colocações são na SU5, classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores. Clique aqui e confira o ranking.

Os outros membros do grupo são Analanda Mafissoli, de 17 anos; Lariane Cirino, de 15 e Lucas Samuel Alves, de 14. Segundo o treinador, os três são iniciantes no esporte e o megaevento em São Paulo servirá como motivação para focar nos treinamentos em Três Lagoas. "Tudo é novidade para eles. Acredito que vão aprender bastante, serão motivados por essa competição, que é de um nível elevado para a categoria escolar".

Araujo destaca que o trabalho com o parabadminton nas escolas ainda é recente, porém promissor. "Agradeço muito à Fundesporte que nos dá um grande apoio dentro das escolas para desenvolvermos o parabadminton. No ano que vem, espero que tenhamos mais atletas, mais praticantes dentro do Estado para ir a competições nacionais. É muito interessante saber que já temos em Mato Grosso do Sul a modalidade estabelecida e em outros Estados não. Já saímos na frente".

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sed-MS), por intermédio de seu Núcleo de Esportes (Nesp).

Ascensão

O parabadminton é o badminton voltado a pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários e podem competir em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.

Nos Jogos Parapan-Americanos 2019, de Lima, no Peru, a modalidade também estreou. A delegação verde e amarela foi líder absoluta na competição intercontinental, ao obter oito medalhas, entre as quais quatro foram de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

PMCG - Cidade do Natal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
MS se destaca na Copa Brasil de Wrestling
Esportes
Agência Antidoping exclui Rússia de Olimpíadas e Mundiais por quatro anos
Esportes
Brasileirão tem última rodada, saiba o que ainda está em disputa
Esportes
Atleta do badminton conquista o bronze para MS em Santa Catarina
Esportes
Cruzeiro entra em campo hoje para fugir do rebaixamento
Esportes
Pai registra filho com o nome de craques do Flamengo
Esportes
Estudante leva MS ao pódio em competição nacional de xadrez
Esportes
Ana Gabriela levou medalha de bronze em ciclismo nos Jogos Escolares
Esportes
Hamilton fecha temporada 2019 com vitória no GP de Abu Dhabi
Esportes
Lewis Hamilton conquista última pole position de 2019

Mais Lidas

Geral
Pintor fica pendurado no 17º andar de prédio central
Cidade
Familiares continuam as buscas por pedreiro desaparecido no domingo
Cidade
No bairro do Sossego, moradora fica sem energia há uma semana
Geral
Durante inauguração, Azambuja destaca política de incentivo à energia limpa