Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Esportes

Parabadminton de MS estreia nas Paralimpíadas Escolares

A equipe que representará o estado na capital paulista é formada por quatro paratletas de Três Lagoas

17 novembro 2019 - 12h30Priscilla Porangaba, com informações da assessoria

O maior evento do planeta para atletas com deficiência em idade escolar acontece de 18 a 23 de novembro, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo-SP e  terá como novidade a inclusão do parabadminton.

Na Terra da Garoa, as disputas da modalidade terão início na quarta-feira (20) e vão até sexta-feira (22), com partidas nos períodos matutino e vespertino.

O esporte "caçula" da competição nacional, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), já é desenvolvido nas escolas da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, por meio do Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo, da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), que estimula as potencialidades dos alunos-atletas e paratletas. 

A equipe que representará o estado na capital paulista é formada por quatro paratletas, todos de Três Lagoas, estudantes da Escola Estadual Bom Jesus e integrantes do Programa Escolar Esportivo. "Eu fico muito feliz com o crescimento do paradesporto e com a inclusão de novas modalidades.

É o primeiro ano que participaremos do parabadminton e acredito que faremos uma grande campanha. É um ganho para Mato Grosso do Sul e para o esporte do Brasil", avalia o técnico sul-mato-grossense da modalidade, Roney Ferreira de Araujo.

Dentre os quatro, Yuki Roberto Rodrigues é o mais experiente e, mesmo com idade escolar, já desponta a nível Brasil. Atualmente, no ranking nacional do parabadminton adulto, estabelecido pela Confederação Brasileira de Badminton (CBBd), o paratleta de 17 anos é o quinto colocado na categoria simples masculino e quarto na dupla masculina. Ambas as colocações são na SU5, classe funcional de pessoas com deficiência nos membros superiores. Clique aqui e confira o ranking.

Os outros membros do grupo são Analanda Mafissoli, de 17 anos; Lariane Cirino, de 15 e Lucas Samuel Alves, de 14. Segundo o treinador, os três são iniciantes no esporte e o megaevento em São Paulo servirá como motivação para focar nos treinamentos em Três Lagoas. "Tudo é novidade para eles. Acredito que vão aprender bastante, serão motivados por essa competição, que é de um nível elevado para a categoria escolar".

Araujo destaca que o trabalho com o parabadminton nas escolas ainda é recente, porém promissor. "Agradeço muito à Fundesporte que nos dá um grande apoio dentro das escolas para desenvolvermos o parabadminton. No ano que vem, espero que tenhamos mais atletas, mais praticantes dentro do Estado para ir a competições nacionais. É muito interessante saber que já temos em Mato Grosso do Sul a modalidade estabelecida e em outros Estados não. Já saímos na frente".

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Sed-MS), por intermédio de seu Núcleo de Esportes (Nesp).

Ascensão

O parabadminton é o badminton voltado a pessoas com deficiências físicas e terá a sua estreia nos Jogos Paralímpicos de Verão de 2020, em Tóquio, no Japão. Atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários e podem competir em provas individuais, duplas (masculinas e femininas) e mistas em seis classes funcionais diferentes.

Nos Jogos Parapan-Americanos 2019, de Lima, no Peru, a modalidade também estreou. A delegação verde e amarela foi líder absoluta na competição intercontinental, ao obter oito medalhas, entre as quais quatro foram de ouro, quatro de prata e duas de bronze.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

João Fonseca
Esportes
Com vitória de João Fonseca, Brasil tem marca histórica no Master 1000
Vice-campeã em 2007, Marta vai fazer sua última Copa do Mundo pelo Brasil
Esportes
Marta sinaliza aposentadoria na Seleção Brasileira: "É meu último ano"
Projeto Areias da Esperança
Esportes
JD1TV: Duplas de vôlei de areia da Capital viajam a Brasília para disputarem Circuito Brasileiro
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Esportes
Valdenice Conceição garante vaga em Paris 2024 após ganhar ouro na canoagem velocidade
Judson antes de Brasil x Catar
Esportes
De MS, Judson é convocado por Bernardinho para treinos da Seleção de Vôlei
John Kennedy
Esportes
John Kennedy e mais três são suspensos por indisciplina
Boxeador aposta em si mesmo
Esportes
Pode isso? Nos EUA, boxeador aposta em si mesmo e leva "bolada" de dinheiro
Corrida do Pantanal
Esportes
Fique atento! Inscritos na Corrida do Pantanal podem alterar dados até 17 de abril
Taça da Conmebol Libertadores
Esportes
Terceira rodada da Libertadores tem jogo do Grêmio e do Atlético-MG nesta terça
Taça da Copa do Brasil
Esportes
CBF define datas dos confrontos da Copa do Brasil; confira o calendário

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Instituto Paraná Pesquisas divulgou os resultados de uma pesquisa de intenções de votos para a Prefeitura de Campo Grande
Geral
Paraná Pesquisas mapeou eleição na Capital
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Fachada do TCE-MS
Interior
TCE 'barra' chamamento público de R$ 12 milhões para gerenciamento de saúde em Selvíria