Em comemoração dos 14 anos de existência o Centro de Equoterapia da Policia Militar do Mato Grosso do Sul promoveu no sábado (03) a sua VIII Paralimpíada com a participação de 24 praticantes do programa.
Por tratar-se de um dia festivo os praticantes de equoterapia fizeram demonstrações das atividades desenvolvidas durante seus atendimentos, respeitando os limites individuais. Era o dia de comemorar a conquista da liberdade em prol da qualidade de vida não só dos praticantes e sim de seus familiares.
“Isso aqui é tudo de bom, é uma coisa que só quem tem filho especial sabe a necessidade de um centro como esse. É importante que meu filho gosta também, chega o dia de atendimento o José Antônio já fica animado, sabe o nome do cavalo que ele anda, então isso aqui não pode acabar nunca”, declarou a mãe Silvia Lopes.
Os organizadores acordaram cedo para deixar tudo pronto e sentiram que o esforço vale a pena. “A importância desse evento paralímpico é toda essa alegria das crianças e a felicidade dos pais que estão vendo seus filhos participarem de algo diferente. Além do atendimento a possibilidade da reinserção social, do esporte e a autoestima. Hoje a gente busca o lado emocional, a vibração das crianças ao receberem a medalha, ao se sentirem parte de um processo que muita vezes eles são excluídos”, explica emocionada a Coronel da Policia Militar e presidente do Centro de Equoterapia Neyde Nunes Centurião.
Equoterapia
Equoterapia é uma atividade conceituada pela Associação Nacional de Equoterapia (Ade-Brasil) como método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, equitação e educação, e busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais, a partir dos 3 anos e com indicação médica.
Dentro desses programas são trabalhados a concentração, autoestima, foco, atenção, respeito a regras e limites, sociabilidade, melhora no sistema vestibular, fortalecimento muscular, coordenação motora, equilíbrio e estímulo de 100% dos músculos junto com a simulação da caminhada dentre muitos outros.
Todos os benefícios da prática da equoterapia é apontado pelos médicos e princopalmente pelos familiares. “O sentimento é de gratidão, porque desde que a Amanda entrou aqui ela melhorou bastante, principalmente em relação a postura dela, antes ela nem sentava e hoje já sustenta o tronco”, comenta a mãe Rosana Rodrigues.
Atendimento
O atendimento é acompanhado por profissionais da área de saúde, educação e equitação, uma equipe que conta com terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos, equitadores, pedagogos e educadores físicos e não tem um prazo para encerrar, ou seja, só acaba com contraindicação médica ou recebimento de alta.
Para mais informações o centro fica localizado na Rua Felix, 174, no Parque dos Poderes com atendimento das 8h às 17h. (67) 3326-0253.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Mais de 480 atletas disputam Torneio Centro-Oeste de Natação em Campo Grande

Estão abertas as inscrições para a 38ª edição dos Jogos Escolares de Campo Grande

João Fonseca derrota americano e avança no Masters de Indian Wells

Neste 8 de março, mulheres ocupam Parque das Nações para corrida e encontro de lazer

Campo Grande recebe abertura da temporada da Copa Truck neste domingo

Brasileiro, Lucas Pinheiro leva ouro na Copa do Mundo de esqui alpino

Torneio de futebol feminino homenageia Vanessa Ricarte em Campo Grande

Seleção brasileira terá amistoso de despedida no Maracanã antes de embarcar para a Copa

Corinthians anuncia a contratação do ex-Manchester United, Jesse Lingard






