O futebol sul-mato-grossense já foi palco de grandes duelos e torcedores mais antigos não esquecem dos tempos áureos. Mas quem vive a realidade de hoje, sabe que ainda é preciso ter um olhar diferente e entender um significado de 'mudança' - ou melhor, evoluir conforme o ritmo da dança.
"A gente precisa tratar o futebol como negócio de verdade" é uma frase forte de quem viveu os dois paralelos do futebol: ser campeão e também atuar na busca por uma vaga na elite do Estadual sul-mato-grossense. Breno Mohamed, de 25 anos, goleiro que atuou pelo Maracaju AC, teve essa experiência e fala com propriedade que "o nosso futebol precisa evoluir".
O atleta foi campeão pelo Operário em 2024, mas em 2025 esteve ao lado do time do interior na busca pelo acesso, que ficou no quase - o clube de Maracaju ficou na terceira colocação, atrás das equipes de CRA e Bataguassu, que garantiram a vaga na elite. E diante disso, vem a experiência de que é preciso entender como funciona a máquina chamada futebol.
"O calendário é curto, então a gente precisa estar jogando sempre, seja brigando por título ou buscando um acesso. E, sinceramente, viver as duas coisas me ajudou muito como atleta. Quando você é campeão, você entende o peso da camisa e da responsabilidade. Quando você disputa um acesso, você conhece outra realidade, outro tipo de pressão. As duas experiências me fizeram enxergar melhor o que o nosso futebol precisa para evoluir".
E por onde começa essa evolução? Na visão de Breno, a diferença é visível na questão de investimento e estrutura, onde alguns clubes conseguem montar elencos mais fortes, enquanto, por outro lado, há equipes que conseguem ter um projeto e ideia de trabalho consistente, mas conta com o obstáculo chamado 'lado financeiro', que impossibilita algumas ações mais efetivas.
Pensando nisso, o goleiro sul-mato-grossense acredita que diminuir essa distância entre os clubes, dando mais estrutura e continuidade para os times crescerem, "eleva o nível do campeonato todo". Ele, inclusive, foi enfático ao dizer que o futebol precisa ser tratado como um negócio de verdade, sem deixar o espetáculo de lado, mas pensando em trazer de volta os tempos áureos e principalmente, equipes de Mato Grosso do Sul no cenário nacional.
"A gente precisa tratar o futebol como negócio de verdade. Por muitos anos ficamos parados enquanto outros estados evoluíram em gestão, marketing, base e relacionamento com o torcedor. Hoje, não basta só ganhar jogo, o clube precisa ter projeto, organização, calendário, investimento em formação e, principalmente, conexão com a torcida. Se a gente tiver gestão profissional e pensar a longo prazo, o MS tem total condição de voltar a aparecer forte no cenário nacional", contou em entrevista ao JD1 Notícias.
Se por um lado ele pensa dessa maneira sobre o futebol sul-mato-grossense no geral, por outro, Breno não deixa de pensar na própria carreira. À reportagem, ele detalhou que as boas partidas pelo Maracaju atraíram interesse de outros clubes, mas o foco para a próxima temporada é manter um alto nível e buscar novamente o título nacional.
"Espero uma temporada de crescimento. Hoje sou um goleiro mais maduro, com mais leitura de jogo e confiança para assumir responsabilidades maiores. Chego focado em entregar regularidade, liderança e alto desempenho no dia a dia. [Sobre interesses de fora de MS] surgiu interesse, sim, e fico feliz por isso. Mostra que o trabalho vem sendo bem feito. Mas essas questões eu sempre deixo para a minha agência".
Como será a competição em 2026:
Sobre a competição, o presidente da federação Estevão Petrallás se mostrou satisfeito com o alinhamento que a entidade e os clubes mostraram nesse primeiro momento que definiu boa parte do estadual do próximo ano.
"O arbitral demonstrou maturidade e responsabilidade de todos os clubes. Tivemos uma reunião tranquila, com decisões construídas em conjunto e total respeito entre as instituições. A rivalidade permanece onde deve estar: dentro de campo", disse em nota publicada no site oficial da federação.
A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul não pretendia mexer na estrutura e no formato da competição para a próxima temporada, algo que foi visto com bons olhos pelos clubes participantes. Na última reunião, realizada no dia 18 de novembro, decretou-se pela manutenção do atual formato.
Seguindo à risca, o campeonato será em turno único na primeira fase, com os dois primeiros colocados avançando diretamente para as semifinais, enquanto aguardam o desfecho da disputa do 3º ao 6º lugar pelas duas outras vagas. A questão do rebaixamento não mudará, continuando com os dois últimos colocados caindo para a Série B.
A primeira rodada do Campeonato Estadual está marcada para os dias 24 e 25 de janeiro, mas uma solicitação de Operário FC e FC Pantanal, clubes que disputam a Copa do Brasil, foi atendido pela Federação e o confronto entre eles, na sétima rodada, foi antecipado para o dia 18 de janeiro e, assim, marca o início da competição.
A primeira fase termina no dia 1º de março com os cinco jogos acontecendo simultaneamente. A segunda fase tem rodada de ida no dia 4 e a volta no dia 8 de março, as semifinais serão nos dias 11 e 15 e a fase final com jogo de ida dia 22 e a volta dia 29 de março. O Estadual valerá duas vagas para o Campeonato Brasileiro Série D de 2027, duas para a Copa do Brasil e uma vaga para a Copa Centro-Oeste, etapa regional da Copa Verde.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Brasil é campeão mundial de Futsal Feminino

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Brasil abre Copa do Mundo contra Marrocos no dia 13 de junho

Conselho do Operário-MS aprova SAF e IM Global Sports assume gestão do clube

Ancelotti diz que Brasil pode vencer todos os jogos da 1ª fase

Amistoso inclusivo no Belmar Fidalgo reúne atletas e promove inclusão na Capital

Meia Maratona na Capital abrirá inscrições gratuitas por 10 minutos para edição de 2026

Vistoria garante liberação do Douradão para partidas do Estadual de MS em 2026

Brasil encara Marrocos, Escócia e Haiti na fase de grupos da Copa do Mundo


Breno atuou na última temporada pelo Maracaju AC (Redes Sociais)



