Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Esportes

Vivendo os dois extremos, goleiro não esconde que futebol de MS 'precisa evoluir'

Breno Mohamed já foi campeão estadual, mas também viveu o lado oposto ao disputar o acesso da competição

07 dezembro 2025 - 09h15Luiz Vinicius

O futebol sul-mato-grossense já foi palco de grandes duelos e torcedores mais antigos não esquecem dos tempos áureos. Mas quem vive a realidade de hoje, sabe que ainda é preciso ter um olhar diferente e entender um significado de 'mudança' - ou melhor, evoluir conforme o ritmo da dança.

"A gente precisa tratar o futebol como negócio de verdade" é uma frase forte de quem viveu os dois paralelos do futebol: ser campeão e também atuar na busca por uma vaga na elite do Estadual sul-mato-grossense. Breno Mohamed, de 25 anos, goleiro que atuou pelo Maracaju AC, teve essa experiência e fala com propriedade que "o nosso futebol precisa evoluir".

O atleta foi campeão pelo Operário em 2024, mas em 2025 esteve ao lado do time do interior na busca pelo acesso, que ficou no quase - o clube de Maracaju ficou na terceira colocação, atrás das equipes de CRA e Bataguassu, que garantiram a vaga na elite. E diante disso, vem a experiência de que é preciso entender como funciona a máquina chamada futebol.

"O calendário é curto, então a gente precisa estar jogando sempre, seja brigando por título ou buscando um acesso. E, sinceramente, viver as duas coisas me ajudou muito como atleta. Quando você é campeão, você entende o peso da camisa e da responsabilidade. Quando você disputa um acesso, você conhece outra realidade, outro tipo de pressão. As duas experiências me fizeram enxergar melhor o que o nosso futebol precisa para evoluir".

E por onde começa essa evolução? Na visão de Breno, a diferença é visível na questão de investimento e estrutura, onde alguns clubes conseguem montar elencos mais fortes, enquanto, por outro lado, há equipes que conseguem ter um projeto e ideia de trabalho consistente, mas conta com o obstáculo chamado 'lado financeiro', que impossibilita algumas ações mais efetivas.

Pensando nisso, o goleiro sul-mato-grossense acredita que diminuir essa distância entre os clubes, dando mais estrutura e continuidade para os times crescerem, "eleva o nível do campeonato todo". Ele, inclusive, foi enfático ao dizer que o futebol precisa ser tratado como um negócio de verdade, sem deixar o espetáculo de lado, mas pensando em trazer de volta os tempos áureos e principalmente, equipes de Mato Grosso do Sul no cenário nacional.

"A gente precisa tratar o futebol como negócio de verdade. Por muitos anos ficamos parados enquanto outros estados evoluíram em gestão, marketing, base e relacionamento com o torcedor. Hoje, não basta só ganhar jogo, o clube precisa ter projeto, organização, calendário, investimento em formação e, principalmente, conexão com a torcida. Se a gente tiver gestão profissional e pensar a longo prazo, o MS tem total condição de voltar a aparecer forte no cenário nacional", contou em entrevista ao JD1 Notícias.

Se por um lado ele pensa dessa maneira sobre o futebol sul-mato-grossense no geral, por outro, Breno não deixa de pensar na própria carreira. À reportagem, ele detalhou que as boas partidas pelo Maracaju atraíram interesse de outros clubes, mas o foco para a próxima temporada é manter um alto nível e buscar novamente o título nacional.

"Espero uma temporada de crescimento. Hoje sou um goleiro mais maduro, com mais leitura de jogo e confiança para assumir responsabilidades maiores. Chego focado em entregar regularidade, liderança e alto desempenho no dia a dia. [Sobre interesses de fora de MS] surgiu interesse, sim, e fico feliz por isso. Mostra que o trabalho vem sendo bem feito. Mas essas questões eu sempre deixo para a minha agência".

Como será a competição em 2026:

Sobre a competição, o presidente da federação Estevão Petrallás se mostrou satisfeito com o alinhamento que a entidade e os clubes mostraram nesse primeiro momento que definiu boa parte do estadual do próximo ano.

"O arbitral demonstrou maturidade e responsabilidade de todos os clubes. Tivemos uma reunião tranquila, com decisões construídas em conjunto e total respeito entre as instituições. A rivalidade permanece onde deve estar: dentro de campo", disse em nota publicada no site oficial da federação.

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul não pretendia mexer na estrutura e no formato da competição para a próxima temporada, algo que foi visto com bons olhos pelos clubes participantes. Na última reunião, realizada no dia 18 de novembro, decretou-se pela manutenção do atual formato.

Seguindo à risca, o campeonato será em turno único na primeira fase, com os dois primeiros colocados avançando diretamente para as semifinais, enquanto aguardam o desfecho da disputa do 3º ao 6º lugar pelas duas outras vagas. A questão do rebaixamento não mudará, continuando com os dois últimos colocados caindo para a Série B.

A primeira rodada do Campeonato Estadual está marcada para os dias 24 e 25 de janeiro, mas uma solicitação de Operário FC e FC Pantanal, clubes que disputam a Copa do Brasil, foi atendido pela Federação e o confronto entre eles, na sétima rodada, foi antecipado para o dia 18 de janeiro e, assim, marca o início da competição.

A primeira fase termina no dia 1º de março com os cinco jogos acontecendo simultaneamente. A segunda fase tem rodada de ida no dia 4 e a volta no dia 8 de março, as semifinais serão nos dias 11 e 15 e a fase final com jogo de ida dia 22 e a volta dia 29 de março. O Estadual valerá duas vagas para o Campeonato Brasileiro Série D de 2027, duas para a Copa do Brasil e uma vaga para a Copa Centro-Oeste, etapa regional da Copa Verde.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Taça da Liga dos Campeões
Esportes
Real e PSG duelam com 'velhos conhecidos' nos playoffs da Champions League
Edital do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026 é publicado pela Fundesporte
Esportes
Edital do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026 é publicado pela Fundesporte
Mano Menezes comandou o Grêmio pela segunda vez na carreira
Esportes
Peru aposta em Mano Menezes para iniciar reconstrução da seleção
Gabi Zanotti fez o gol da vitória
Esportes
Com gol de Gabi Zanotti, Corinthians vai à final da Copa das Campeãs
Eduardo Cruz é um destaques da arbitragem sul-mato-grossense
Esportes
Assistente de MS é selecionado para integrar quadro profissional de arbitragem da CBF
Árbitros serão profissionalizados pela CBF
Esportes
CBF anuncia programa de profissionalização de árbitros de futebol
Campeonato acontece em abril na capital
Esportes
Campo Grande será palco de Torneio Centro-Oeste de Futebol de Mesa em abril
Equipes lutam pelo título da Copa do Brasil
Esportes
Times de MS conhecem adversários na primeira fase da Copa do Brasil
Vitor Gabriel é bicampeão brasileiro sub-8
Esportes
Top 2 do mundo, garoto de 7 anos desafia 15 enxadristas em Campo Grande
A participação é aberta às Escolas Públicas e Privadas
Educação
Levando educação no trânsito às escolas, Detranzinho abre inscrições na Capital

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande