Menu
Menu
Busca quarta, 25 de junho de 2025
TJMS Mulher - Jun25
Geral

Cães e gatos vem sendo envenenados; fato gera protestos

Cerca de 20 animais já morreram de dezembro até agora

26 julho 2018 - 09h28Da redação

Um surto de mortalidade de animais domésticos vem assustando e revoltando moradores da rua Tenente Coronel Júlio Alfredo Guimarães, no bairro São Francisco, em Campo Grande.

A suspeita é que alguém esteja envenenando os animais de estimação da região (cães e gatos). De acordo com os moradores, de dezembro do ano passado até agora, cerca de 20 animais já morreram por consequências parecidas, sintomas de envenenamento em animais saudáveis, provocando muito sofrimento e morte dos bichos.

No dia oito de julho, a professora Elinéia Cardoso de Andrade ficou desesperada ao saber da morte de seu animal de estimação, que morava com suã mãe, moradora da região.  “Soltei ela para brincar um pouco na terra, por volta de 15h. Quando foi 18h, dei "tchau" para ela, porque ela mora com minha mãe, e ela estava com os olhos brilhando. No caminho, meu irmão me ligou, eu estava quase perto da minha casa, e meu irmão disse que ela começou a ter uma crise – espamos –, e estava morrendo.”, disse Elinéia.

Ramona Benitez é outra moradora antiga da Travessa Araguaia (como os moradores insistem em continuar chamando a rua), que ficou sem seu cachorrinho. “Ela comeu alguma coisa, penso que era veneno, e saiu louca da vida, correndo, e o carro atropelou”, afirmou Ramona.

Também morador da região, Anderson é um dos vizinhos mais recentes, e também ficou sem seus dois cachorrinhos, sempre criados e mantidos dentro de seu quintal.

Com toda essa situação acontecendo, os moradores se mobilizaram e no próximo sábado, às 10h, aceontecerá uma palestra sobre "envenenamento de animais domésticos" na região. 

O titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista (DECAT), Marco Antônio Balsaninni, orienta as pessoas a fazer a denúncia, para que uma investigação seja aberta. 

De acordo com a lei 9.605/1998, artigo 32, praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos é crime. A pena é de três meses a um ano de detenção, mais multa. Caso ocorra a morte do animal, a pena aumenta de um sexto a um terço.

                 Chamada para passeata  contra envenenamento de animais / Foto: Divulgação

 

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Giancarlo Josetti Sandim, o Gian Sandim -
Justiça
Com contas desaprovadas, Gian Sandim é obrigado a devolver R$ 185 mil ao Tesouro
Deputado estadual, Paulo Corrêa (PSDB)
Geral
Paulo Corrêa aposta na união do setor público e privado para o pleno emprego em MS
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Interior
CREAS de Angélica terá atendimento fiscalizado pela Promotoria
Foto: Álvaro Rezende/Secom
Geral
Famílias na Aldeia Água Funda recebem cartões do Programa Mais Social
Fachada da prefeitura de Campo Grande.
Justiça
Prefeitura pede na Justiça suspensão do reenquadramento da saúde por impacto financeiro
STF não tem data para novo julgamento
Cidade
Câmaras Municipais não têm poder para rever decisões dos Tribunais de Contas, decide STF
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Promotora diz que estudante assumiu risco de matar e defende júri popular
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena não tem vencedores e prêmio sobe para R$ 40 milhões
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul -
Interior
MP investiga Câmara de Ribas após empenho de meio milhão em verbas indenizatórias
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 25/6/2025
Geral
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 25/6/2025

Mais Lidas

JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
Internacional
JD1TV: Tiktoker que denunciava gangues e policiais corruptos é morto ao vivo
João Augusto Borges e sua filha, Sophie Eugênia Borges, de 10 meses, morta por ele
Polícia
JD1TV: Câmeras flagraram assassino queimando os corpos da esposa e da filha de 10 meses
Imagem Ilustrativa
Polícia
AGORA: Traficante morre ao enfrentar o Choque em casa recheada com drogas no Centenário
Dono de ferro velho é preso ao ser flagrado com cadeira da prefeitura na Vila Margarida
Polícia
Dono de ferro velho é preso ao ser flagrado com cadeira da prefeitura na Vila Margarida