Terminou nesta sexta-feira (25) a inspeção ordinária da Corregedoria Nacional de Justiça no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, iniciada na segunda-feira (21).
O juiz federal Marcio Luiz Coelho de Freitas, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, a quem a coordenação de inspeção foi delegada pelo Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, destacou que o TJMS encantou toda a equipe e as instalações são adequadas e organizadas.
Márcio comentou sobre a alegria de conhecer um tribunal bem instalado. “É sempre uma satisfação e uma alegria encontrar um Tribunal bem instalado, organizado, que está buscando a superação e está trabalhando para melhorar diuturnamente”.
Os dados reunidos foram conferidos e verificados in loco, e formam um relatório que será entregue ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. Em 30 dias o relatório deverá estar concluído e nele podem constar recomendações e determinações. Tudo isso com a finalidade de melhorar ainda mais o serviço prestado pelos Tribunais.
O juiz reafirmou a postura colaborativa e aberta que encontrou no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. “Muito mais do que refletir a boa-fé institucional, essa postura reflete uma genuína intenção de buscar melhorias. Se juntarmos isso com a intenção da Corregedoria, de atuarmos juntos, tenho certeza de que podemos caminhar para construir soluções capazes de superar qualquer desafio que se apresente”.
O presidente do TJ, Des. Paschoal Carmello Leandro, agradeceu as palavras da equipe e destacou das dificuldades, principalmente financeiras, mas que sempre está preocupado em atender a atividade-fim. “Queremos sempre melhorar a prestação jurisdicional e buscamos isso de todas as formas”, disse o presidente.
Ele falou dos avanços e das melhorias e ressaltou a preocupação com a justiça de primeiro grau e com a necessidade de melhor alocar a força de trabalho, direcionando os servidores para as áreas de maior contingenciamento.
Já o vice-presidente do TJ, Des. Carlos Eduardo Contar, aproveitou a reunião para transmitir aos colegas as palavras do juiz auxiliar da Corregedoria Nacional, Jorsenildo Dourado do Nascimento, do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas, que atuou junto a Vice-Presidência.
Segundo o Des. Carlos Contar, o juiz afirmou que entre tudo aquilo que ele já viu pelo país, tinha como modelo o setor de precatórios do Estado de Sergipe, mas ficou imensamente surpreso com o trabalho da Vice do TJMS. Para ele, “MS está muito superior ao Estado de Sergipe e orientou que nos preparássemos para receber visitas de todos os estados para conhecer o nosso sistema de precatórios, o Sapre, e ele já transmitiu essa impressão ao Ministro Humberto Martins”, disse o vice-presidente do Tribunal.
Foram inspecionados os setores administrativo e judicial do Tribunal de Justiça, além das serventias extrajudiciais, levantando dados e procedimentos relacionados ao funcionamento dos serviços, demandas da população foram ouvidas.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS


Os dados reunidos foram conferidos e verificados in loco, e formam um relatório que será entregue ao Corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins. (Reprodução/Internet)



