Menu
Menu
Busca quarta, 19 de março de 2025
Geral

Com empenho de voluntários, instituto qualifica índios em informática

As aulas são ministradas no município de Anastácio e beneficiam jovens das aldeias Limão Verde e Buritizinho

17 junho 2019 - 13h15Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria

Jovens indígenas estão sendo capacitados para dominar uma ferramenta essencial nos dias atuais: o computador. Nesse sentido, o Instituto Ressoarte, de Anastácio, iniciou neste mês de junho o curso de qualificação profissional para jovens indígenas das aldeias Limão Verde e Buritizinho, localizadas no município. 

Ao todo, o curso de qualificação tem 80 inscritos, que recebem aulas nas dependências do instituto, que  funciona na sede do município. Para assistir as aulas, os jovens indígenas enfrentam uma verdadeira saga. Todos os sábados eles deixam suas aldeias por volta das quatro e meia da madrugada para estudar. Isso quer dizer que eles acordam bem mais cedo para chegar até a cidade.

Da aldeia até o instituto são 24 quilômetros de distância até o núcleo urbano. De acordo com José Carlos Pacheco, coordenador do Coletivo de Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas de MS, o curso de informática terá a duração de seis meses. Ele destaca que a iniciativa é um esforço conjunto de alguns valiosos voluntários, já que o instituto não recebe apoio público para promover o curso e a inclusão digital dos indígenas.

"Estamos oferecendo o melhor para eles. Infelizmente não temos ajuda de ninguém para realização deste curso, que tem a duração de seis meses, todos os sábado pela manhã. Atendemos os jovens indígenas com café da manhã feito por nós mesmos, pois, muito saem sem  se alimentar e vamos fazer aquilo que pudermos, pelo fato, deles acreditarem e perseverarem; isto nos fortifica a cada dia", assinala o coordenador, que destaca o empenho e dedicação principalmente das voluntárias Maria Cristina e Simone Lúcio. "Somos gratos a Deus em dar força para que possamos continuar e realizar sonhos desses jovens", argumentou Pacheco.

A abertura oficial do curso aconteceu no dia 01° de junho e contou com a participações dos caciques Sebastião e Josué, da aldeia Limão Verde e Buritizinho, respectivamente, demais lideranças comunitárias e de voluntários do Instituto Ressoarte, de Anastácio.  

O cacique Sebastião disse que estava muito feliz em trazer a comunidade para o curso, sem nenhum custo. Já o cacique Josué da aldeia Buritizinho ressaltou a importância do Instituto em se dedicar e qualificar os jovens.

 

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Artista ao lado de um homem não identificado
Geral
Linn da Quebrada é internada novamente e equipe desmente vídeo polêmico
Leilão online de veículos para circulação, sucata aproveitável e sucata inservível
Geral
Mais de 100 veículos: Detran-MS abre novo leilão com visitação em Dourados
Foto: Álvaro Rezende
Geral
Envolvido em homicídio com embarcação volta para cargo na Casa Civil em MS
Gaeco deflagrou nova fase da Operação Tromper
Interior
Acusado de corrupção em Sidrolândia 'aparece' após saber de pedido de prisão
XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno acontecerá quinta e sexta no Bioparque
Geral
XVII Encontro Nacional de Aleitamento Materno acontecerá quinta e sexta no Bioparque
Bilhete de aposta da Mega-Sena
Geral
Bora apostar? Mega-Sena sorteia R$ 3 milhões nesta terça-feira
Viatura Polícia Militar
Polícia
TJMS mantém pena de ex-PM envolvido em esquema de contrabando
Fiscal do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) -
Cidade
Justiça confirma multa a pet shop de Campo Grande por atuar sem veterinário
Motorista João Vítor Fonseca Vilela -
Justiça
Motorista que atropelou e matou corredora pede liberdade ao TJMS
Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região -
Justiça
TST reabre ação de trabalhador resgatado da escravidão em MS

Mais Lidas

O suspeito estava em prisão domiciliar
Polícia
Casal assumiu namoro um dia antes de bebê de 6 meses ser espancado até a morte na Capital
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Polícia
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Hemerson Pistori era referência em pesquisa cientifica
Polícia
Professor morre dentro de universidade após passar mal e sofrer infarto na Capital
Mulheres da CCR MSVia
Comportamento
Mulheres que movem a BR-163 em MS: histórias de coragem e superação