O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) orienta sobre como identificar e denunciar casos de maus tratos sofridos por pacientes menores de idade, pois a maioria das agressões físicas acontecem na face, na cabeça e no pescoço, os cirurgiões dentistas devem estar atentos para identificar os sinais de maus tratos em todos os pacientes.
Sinais como contusões e lacerações de lábios, dentes fraturados, luxação dentária, queimaduras na gengiva, equimoses em bochechas, infecções na boca como sífilis, gonorreia, entre outros, são recorrentes em menores que sofrem maus-tratos, ferimentos em outras partes do corpo próximas a boca, como olhos, nariz e orelhas, também podem ser indicativos de violência.
A presidente da Câmara Técnica de Odontologia Legal, Soraya Monteiro, alerta que também deve se prestar atenção no lado psicológico, “crianças e adolescentes extremamente irritadas, retraídas ou introspectivas demais podem ser um alerta, é importante conhecer a personalidade do seu paciente para entendê-lo e observar qualquer indício que não seja normal”, aconselha.
Por isso, durante o atendimento, o profissional deve mostrar preocupação em ajudar, demonstrar entender suas angústias e medos. Esses gestos facilitam estabelecer um vínculo de confiança, ao criar esse relacionamento com o paciente menor, o profissional dentista poderá colher mais informações sobre os possíveis maus tratos.
Saiba como denunciar
Em suspeita ou confirmação de maus tratos, o profissional deve comunicar ao Disque Denúncia Nacional, por meio do número 100, na denúncia, não é necessário apresentar provas e o sigilo é garantido, informar a suspeita ao Conselho Tutelar da Criança e Adolescente do município ou à autoridade policial também são formas de denúncia.
É importante ter em mente que é obrigatório denunciar casos de violência infantil às autoridades.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte


Em casos de suspeita de maus tratos, a denúncia é obrigatória e deve ser feita às autoridades imediatamente (Reprodução)



