Menu
Menu
Busca quarta, 18 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Geral

Fiems doa 1,5 mil máscaras e álcool 70ºGL a indígenas de Aquidauana

Ação faz parte do projeto de apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus da entidade

28 julho 2020 - 15h11Flávio Veras    atualizado em 28/07/2020 às 15h13

A Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (Fiems) doou 1,5 mil máscaras de tecido e 50 litros de álcool 70ºGL para a Associação Indígena Kopenati Urbana distribuir para os indígenas do município de Aquidauana. Segundo a Fiems, a ação faz parte do projeto de apoio ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) no estado pela entidade. 

Ainda conforme o órgão, as máscaras foram entregues nesta terça-feira (28) pelo representante da Associação Indígena Kopenati, Inácio Cavana, para as lideranças indígenas da aldeia de Taunay. Diferentes estudos demonstram como os povos indígenas são mais vulneráveis a epidemias em função de condições sociais, econômicas e de saúde piores do que as dos não indígenas, o que amplifica o potencial de disseminação de doenças. 

Ao longo da pandemia, o Sistema Fiems já doou mais de 330 mil máscaras, sendo 70 mil delas somente em Campo Grande e 260 mil nos municípios de Mato Grosso do Sul. “Nós entendemos que a sociedade como um todo, incluindo brancos, negros, asiáticos e indígenas, precisa de proteção e as máscaras, assim como a higienização das mãos, são as armas que temos para usar no combate à Covi-19”, declarou o presidente da Fiems, Sérgio Longen. 

Ele completa que, nesse sentido, o Sistema Fiems e as indústrias estão fazendo o possível para ajudar a amenizar os efeitos dessa doença em Mato Grosso do Sul. “Por meio do Sesi e do Senai, temos disponibilizados consultorias na elaboração dos protocolos de biossegurança para que as empresas possam funcionar e, por outro, estamos doando máscaras e álcool 70ºGL para os industriários e também para a população em geral. Porém, não adianta nada a gente fazer esse esforço para distribuir as máscaras, se as pessoas não usarem, por isso, há a necessidade da conscientização de todos”, finalizou. 

De março para cá, além da distribuição de 330 mil máscaras em todas as regiões do Estado, o Sistema Fiems tem produzido e doado álcool 70ºGL, consertado respiradores hospitalares e produzido faceshields para doar às unidades de saúde. O diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, destacou que, além da pandemia, a instituição mantém um trabalho contínuo de apoio às comunidades indígenas do Estado.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Desembargadora Elizabete Anache - Foto: Reprodução
Justiça
'Ambientes digitais mais seguros', destaca desembargadora do TJMS sobre o ECA Digital
Divulgação / PMMS
Polícia
Abordagem a carro de app termina com trio preso com droga e arma em Campo Grande
Policiais e bombeiro participavam de organização criminosa de contrabando, aponta PF
Polícia
Policiais e bombeiro participavam de organização criminosa de contrabando, aponta PF
Caso foi no bairro Tijuca | Foto: Ilustrativa
Polícia
Suspeito de esfaquear padrasto e manter idosa refém morre em confronto com o Choque
Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Justiça
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Saúde
População sofre com longa espera por exame cardíaco, e investigação é aberta na Capital
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Divulgação / PMMS
Polícia
PM prende traficantes e fecha 'biqueira' no Jardim Los Angeles, em Campo Grande
Local do Crime -
Justiça
Justiça barra recurso e acusado de tentativa de feminicídio vai a júri em Campo Grande

Mais Lidas

Mandado está sendo cumprido no Camelódromo
Polícia
Camelódromo é alvo de operação da PF contra esquema milionário de descaminho
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
Carga foi apreendida e levada para a sede da Polícia Federal
Polícia
GCM detém dupla que transportava cigarros na rodoviária de Campo Grande