Menu
Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
Geral

Guarda terá mais 150 agentes trabalhando em rondas escolares na capital

O patrulhamento faz parte do programa “Escola Segura, Família Forte” desenvolvido por parcerias entre o Governo Estadual e Municipal

14 março 2019 - 12h50Rayani Santa Cruz    atualizado em 14/03/2019 às 14h11

Depois da tragédia em Suzano- SP, onde  Guilherme Taucci Monteiro, de 17 anos, e Luiz Henrique de Castro, de 25 anos, alunos antigos da escola Estadual Raul Brasil, adentraram no local e atiraram em diversas pessoas, os campo-grandenses levantaram uma discussão acerca da segurança nas escolas da cidade. Diante disso, a Guarda Municipal adiantou ao JD1 Notícias que até o fim do mês 150 agentes passarão por treinamento para reforçar as rondas. 

A redação do JD1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Educação (Sed) e Guarda Municipal para averiguar como o bullying, brigas entre alunos e possíveis invasões é tratado no ambiente escolar, assim como questões de segurança como planejamentos, rondas escolares e monitoramento em escolas para evitar invasões e detectar suspeitos nas proximidades.

Em relação à segurança nas escolas estaduais de todo o MS, foi informado pela Secretaria de Estado de Educação (SED), que diversas ações são efetuadas em parceria com outros órgãos e entidades, com o programa "Escola Segura, Família Forte", oficializado pelo Decreto nº 14.866, de 26 de outubro de 2017.

O programa visa o aumento na segurança da comunidade escolar e seu entorno, por meio da prática da Ronda Policial. “O projeto também objetiva o estreitamento dos laços entre comunidade escolar, segurança pública e famílias. O programa conta com a participação da Sejusp, SED, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, além do Conselho Comunitário de Segurança” informou a SED.

Em conversa com a assessoria da Guarda Municipal foi dito que equipes realizam o patrulhamento ao entorno das escolas municpais desde o início do ano letivo e a operação  intitulada “Escola Segura” que dura o ano todo, conta com servidores armados que fazem rondas nas escolas e terminais de ônibus principalmente em horários de  entrada e saída dos alunos.

O número 153 está disponível para que a comunidade ligue e faça a denúncia em qualquer situação suspeita. A Guarda possui sete bases em diversas regiões da capital. 

A segurança municipal ainda informou que até fim do mês, um processo seletivo interno irá capacitar 150 agentes, para o uso e porte de arma de fogo. Segundo a Guarda, o curso será ministrado pela Polícia Federal.

Ao término do treinamento aproximadamente 75% dos servidores estarão aptos a trabalharem armados. Na capital, duas escolas municipais já contam com câmeras de segurança e segundo a assessoria da Guarda a intenção é de que todas as escolas tenham o equipamento.

Quando questionada sobre a atuação das escolas estaduais quando descoberto o bullying entre alunos, a SED disse que trabalha, por intermédio da Coordenadoria de Psicologia Educacional (CPED), com uma série de orientações para as unidades da Rede Estadual de Ensino (REE) com observações e guias para a conduta relativa ao combate e prevenção de casos de bullying no ambiente escolar. 

“Quando ocorre uma situação que envolva discussão ou conflito entre os estudantes, dentro das dependências da escola, os gestores seguem uma série de recomendações, tais como promoção de diálogo entre os alunos, chamada dos pais e, se necessário, acompanhamento psicológico, sempre com o consentimento dos responsáveis”, informou a Sed.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Joca e João
Geral
Cachorro morre após erro de companhia aérea
Apesar do nome, a Lua não terá nenhuma mudança de cor
Geral
"Lua Cheia Rosa" será visível em todo o país nesta terça-feira; entenda o fenômeno
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Justiça
MPMS investiga contrato milionário entre Prefeitura de Ladário e escritório de advocacia
Prefeita de Sidrolândia Vanda Camilo -
Política
Vereadores de Sidrolândia aprovam CPI contra prefeita após escândalo de corrupção
Foto: O Pantaneiro
Geral
Jurássicos: Nioaque recebe cognome oficial de "Vale dos Dinossauros"
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
Geral
'MS Ativo Municipalismo' investirá em programas em cooperação com municípios
mpms compressed
Justiça
MP apura possível crime eleitoral na transferência de títulos de indígenas em Dourados
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
Portal da Transparência de Naviraí entra na mira do MPMS por irregularidades
Presidente do TRE-MS, Desembargador Paschoal Carmello Leandro -
Justiça
JD1TV: TRE faz campanha sobre regularização de títulos de eleitor
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital
Justiça
Acusado de dupla tentativa de homicídio, "Atoladinho" é procurado pela Justiça da Capital

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
Emocionados, vários miliares acompanharam o velório do Capitão
Polícia
Velório de Capitão do Choque arrancou lágrimas até dos mais "durões"
Rondas eram feitas próximo ao CRS Aero Rancho
Polícia
Dupla foge da GCM, piloto fratura a perna e debocha de agentes no Aero Rancho