Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Geral

Mil atendimentos são feitos por dia na Caravana da Saúde nas Escolas

Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados

24 abril 2018 - 12h37Da redação com Assessoria

O programa Caravana da Saúde nas Escolas está a todo vapor. De acordo o coordenador operacional Luciano Goulart, até mil alunos de escolas públicas estaduais e municipais são atendidos diariamente.

O governador Reinaldo Azambuja acompanhou os trabalhos nesta terça-feira (24) na primeira etapa do programa na Escola Estadual São José, na Vila Rosa, em Campo Grande.

“É extremamente positiva a Caravana nas Escolas porque ela oportuniza aos alunos da rede pública passar por esses exames. Interessante é o que identificamos, quando idealizamos o projeto é que entre 15% a 20% dos alunos da rede pública têm problema ou de visão ou de audição. Passando por esses exames, por essa triagem inicial, que nós fazemos hoje nesta manhã, vai para o exame específico. Aprofunda um pouco mais os exames específicos e quando no Dia D vamos disponibilizar ou óculos, ou aparelho auditivo. Isso com certeza vai dar um ganho a mais a esses alunos na rede”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

De acordo com a Academia Americana de Oftalmologia (AAO), um em cada cinco alunos sofre algum problema visual como miopia, hipermetropia, estrabismo e outros fatores. Na idade escolar, os problemas de visão podem passar despercebidos e repercutir desfavoravelmente no aprendizado. Somente em Campo Grande, 42 mil alunos do 4º ao 7º ano serão beneficiados.

Passo a passo

A Caravana da Saúde nas Escolas tem duas etapas. Na primeira, é feita a triagem e o diagnóstico. Os exames são feitos em poucos minutos. Já na segunda, são realizados exames específicos e também os procedimentos.

A primeira etapa é dividida em seis fases:

1 – Cadastramento – Os alunos fazem um cadastro para serem identificados por meio de um código de barras. Eles só passam pelos procedimentos se tiverem autorização dos pais ou responsáveis.

2 – Exame de vista – Avalia a capacidade para ver de perto e de longe.

3 – Meatoscopia – É a inspeção da área auditiva. A avaliação do meato acústico externo é imprescindível para a realização de outros exames. O objetivo é verificar a presença de corpos estranhos ou cera.

4 – Audiometria – Feito em uma cabine, a audiometria é um exame que tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente para ouvir e interpretar sons.

5 – Timpanometria – Avalia a integridade das cavidades da orelha média e a mecânica tímpano-ossicular.

6 – Emissão de Otoacústica – É o mesmo Teste da Orelhinha que é feito em bebês recém-nascidos. Ele verifica a parte do ouvido que não é possível enxergar.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

O anúncio foi feito durante reunião na sede do Google, em São Paulo
Geral
MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio
Bilhetes da Mega-Sena
Geral
Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
Geral
MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Geral
Águas Guariroba conquista o Prêmio Quíron Rubi no "Oscar do Saneamento"
Droga apreendida e dinheiro -
Polícia
Força Tática prende traficante ligado à boca do "Escamoso" na região norte de Campo Grande

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica