O vereador Odilon de Oliveira é quem propôs a Audiência Pública “Depressão infantil: Identificar é o Primeiro Passo para Prevenir”, que será realizado no próximo dia 23 de setembro, no Plenário Edroim Reverdito. O parlamentar será secretariado pelo também vereador, Betinho (REP).
O objetivo do evento é abordar o tema e apontar as causas e consequências da depressão nessa faixa etária. A inciativa vai reunir profissionais da área da saúde, educação, assistência social e entidades religiosas.
De acordo com o parlamentar a depressão atinge todas as idades, portanto ela deve ser combatida desde a primeira infância. “Hoje com o advento das redes sociais as pessoas estão cada vez mais se isolando em seus mundos, ou bolhas sociais. Esse fato não é diferente nas crianças, pois, os pais - eu me coloco nessa esfera – temos cada vez menos tempo para uma simples conversa. Com essa audiência, queremos abrir o debate de como nós podemos nos aproximar ainda mais de nossas crianças e saber como identificar esse quadro, que pode desencadear em atos extremos, como o suicídio”, explicou.
Além do parlamentar, o evento contará com psiquiatra, especialistas, e representantes de entidades de apoio a crinça como Conselho Tutelar Norte, Secretária de Direitos Humanos, e do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil III .
De acordo com especialistas, os sintomas na infância e adolescência são mais variados do que nos adultos. E podem se confundir com outros problemas.
Sintomas de acordo com a idade:
2 a 5 anos: sintomas físicos, como parar de comer, dor na barriga.
5 a 7 anos: sintomas psicossomáticos, desempenho pobre e recusa escolar, ansiedade, fobia, irritabilidade, retraimento social.
8 a 12 anos: perda do prazer e tristeza, desesperança, variação de humor, ansiedade, recusa escolar, desejo de morte.
Tratamentos
Crianças e adolescentes com depressão também devem fazer terapia e, se for necessário, tomar antidepressivos. O tratamento deve ser multidisciplinar. Além do psiquiatra e psicólogo, as pessoas ao redor também precisam se envolver. Carinho, apoio, atenção são fundamentais.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/12/2025


Vereador Odilon de Oliveira, proponente da Audiência Pública que trata sobre a depressão na infância (Reprodução/Assessoria)



