Pacientes atendidos na Rede Pública de Saúde de Campo Grande contam com um serviço de assistência farmacêutica e recebem gratuitamente medicamentos em casa. A chamada Farmácia Clínica, implantada sob a coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde Pública (SESAU), é realizada por profissionais de dez unidades de saúde de regiões distintas da Capital.
A farmácia clínica é um serviço, onde o farmacêutico realiza um atendimento individualizado ao paciente, com a finalidade de obter os melhores resultados da farmacoterapia e promover o uso racional dos medicamentos.
Com o avanço da idade da população, é cada vez mais comum o número de idosos que usam vários medicamentos ao mesmo tempo, e com isso, tem aumentada a chance de problemas relacionados ao uso destes medicamentos.
O acompanhamento dos pacientes em relação ao tratamento e ao uso racional dos medicamentos começou a ser desenvolvido no ano passado em Campo Grande e é considerado um modelo inovador com potencial de expansão.
Comprovadamente, esse contato direto contribui na educação do usuário sobre seus medicamentos e problemas de saúde, de modo a aumentar sua autonomia sobre o tratamento e promover o autocuidado apoiado.
Durante as visitas, os farmacêuticos orientam os pacientes sobre o uso correto dos medicamentos, os riscos da interrupção total ou parcial do uso dos medicamentos, bem como a automedicação e os perigos de autoadministrar outros medicamentos durante o tratamento.
Os pacientes com medicamentos de uso contínuo, recebem uma caixa de guarda dos medicamentos elaborada de forma a evitar a repetição de um mesmo medicamento, por esquecimento ou descuido, e o controle dos horários.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em dez unidades de saúde de Campo Grande: UBSF Pioneiras, UBSF Cidade Morena, UBSF Carlota, UBSF Alves Pereira, UBSF Itamaracá, UBSF Estrela Dalva, UBS Moreninha III, Caiçara, UBS Cel. Antonino e UBS Coophavilla.
O programa está em fase de expansão e até o fim do ano deve ser implantado em mais sete unidades.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Natal chega aos corredores do Humap com visita do Papai Noel

Sesc Teatro Prosa promove programação infantil gratuita nas férias

Governo lança sistema que permite autoexclusão em sites de apostas

Corretor briga na Justiça por comissão em venda de fazenda de R$ 9 milhões em Cassilândia

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Casal que se dizia da Caixa é condenado por golpe que causou prejuízo de R$ 15 mi em MS

Em 2026, Justiça Estadual terá mais de 30 dias sem expediente; veja o calendário

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Juiz manda a júri popular acusado de matar PM aposentado e o neto no bairro Moreninhas








