Cerca de 3,5 milhões de eleitores filiados a partidos poderão votar nas primárias deste domingo (17) no Paraguai, um pleito que definirá os candidatos oficiais para as eleições legislativas e presidenciais de abril de 2018. A informação é da Agência EFE.
Todas as atenções estão sobre os pré-candidatos à presidência, uma disputa polarizada entre dois principais partidos do país: o Partido Colorado, de Horácio Cartes, com 2 milhões de filiados, e o Partido Liberal, o maior da oposição, com 1 milhão de filiados.
O senador Mario Abdo Benítez e o ex-ministro da Fazenda Santiago Peña, apoiado por Cartes, são os favoritos nas primárias do Partido Colorado. O atual presidente do país, por sua vez, se apresenta para ser um dos candidatos da legenda ao Senado.
Também estão na disputa, mas com menos chances, os pré-candidatos Efraín Enriquez e o ex-militar Alfredo Machuca.
No Partido Liberal, o duelo é entre Efraín Alegre, presidente da legenda, e Carlos Mateo Balmelli, ex-presidente do Congresso.
As últimas pesquisas apontam um empate técnico entre os pré-candidatos do Partido Colorado. Já entre os liberais, a vitória de Alegre é dada como certa, graças ao apoio da máquina partidária.
Os paraguaios também escolherão os candidatos à vice-presidência, ao Congresso, aos governos dos departamentos e também aos representantes do país no Parlamento do Mercosul.
Além dos dois principais partidos, mais 19 legendas fazem neste domingo suas eleições primárias. O Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), que auxilia na organização da escolha, afirma que há 28.531 pré-candidatos no pleito.
Parte dos resultados já será divulgada no próprio domingo, graças à ajuda do TSJE. No entanto, os candidatos que disputarão cadeiras no Congresso, no Parlasur e nas assembleias departamentais serão divulgados nos próximos dias pelos partidos.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte








