O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chamou nesta quarta-feira (11), de "delinquentes" os países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que não destinam 2% de seu Produto Interno Bruto (PIB) à despesa em defesa, segundo informou o serviço de imprensa da Casa Branca.
"São delinquentes para mim porque os Estados Unidos tiveram que pagar por eles", comentou durante um café da manhã com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, prévio à cúpula de líderes da aliança realizada hoje e nesta quinta-feira (12), em Bruxelas.
A Otan reúne 29 países da América do Norte e Europa que se comprometeram na cúpula de Gales de 2014 a destinar 2% de seus respectivos PIBs à defesa no prazo de uma década, mas Trump quer que esse compromisso seja cumprido o mais rápido possível.
"Muitos países não estão pagando o que deveriam e, francamente, muitos países nos devem uma tremenda quantidade de dinheiro de muitos anos atrás", manteve Trump.
Durante esse encontro com Stoltenberg, o líder criticou com dureza a Alemanha e afirmou que esse país está nas mãos da Rússia pela energia que recebe desse país e, em particular, pelo projeto de gasoduto Nord Stream II, que conectará diretamente Rússia e Alemanha.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo amplia vagas em programas sociais para cuidadores e estudantes em MS

MS fecha parceria com Google para usar IA na educação, saúde, segurança e agronegócio

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado de R$ 12 milhões neste sábado

TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim

Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS

Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega

Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado

MS aprova lei que exige comunicação prévia sobre corte e ligação de serviços públicos

Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte







