O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) instaurou um Inquérito Civil contra o ex-prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior. A investigação, conduzida pela promotora de Justiça Mariana Sleiman, tem como objetivo apurar possível ato de improbidade administrativa. O inquérito civil é o de número 06.2024.00001059-9.
O processo foi aberto devido ao esgotamento do prazo da Notícia de Fato nº 01.2024.00005289-0, que já investigava o ex-prefeito. A suspeita é que Valdir Couto de Souza Júnior tenha cometido ato de improbidade administrativa, especificamente por violar o artigo 11, inciso XII, da Lei nº 8429/92.
Conforme o documento, a investigação foi motivada por notícias extraídas do site oficial da Prefeitura de Nioaque e por uma entrevista concedida pelo então prefeito à Rádio de Nioaque. Nesses materiais, o MPMS identificou declarações com o "manifesto propósito de enaltecer sua imagem pessoal perante os ouvintes e eventuais eleitores". Essa conduta, segundo o MPMS, configura uma afronta aos princípios da administração pública, representando "uma violação dos ditames de impessoalidade e moralidade que orientam a gestão pública".
O MPMS também considerou que a publicidade dos atos, programas, obras e serviços dos órgãos públicos deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, sendo "vedada a sua utilização para fins de promoção de autoridades ou servidores públicos", conforme o artigo 37, parágrafo §1º da Constituição Federal.
O inquérito civil busca apurar se houve "danos efetivos ou potenciais a direitos ou interesses difusos, coletivos ou individuais homogêneos". Além disso, o MPMS pretende verificar se houve "ofensa aos princípios da Administração Pública".
A promotora solicitou ao Cartório de Registro de Imóveis e Protesto de Títulos de Nioaque que seja lavrada uma ata notarial sobre as matérias veiculadas no site da Prefeitura de Nioaque, conforme o artigo 384 do CPC.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

MPMS denuncia casal por agressão a criança de 1 ano e 8 meses em Dourados

Condenado por estuprar enteada tem pena diminuída em MS

Justiça mantém condenação da empresa por vazamento de amônia em Sidrolândia

Justiça manda dono de casa ajustar câmeras que invadiam privacidade da vizinha em MS

Duplo homicídio é registrado em Caarapó e não há informações sobre suspeito

Homem é preso por agredir companheira na presença dos filhos em Dourados

Desembargador manda sequestrar R$ 240 mil para garantir cirurgia cardíaca de idoso em MS

Promotor alerta para excessos e impõe limites à atuação de vereadora em Dourados

Força Tática apreende 648 kg de droga na MS-162 e causa prejuízo milionário ao crime


Valdir Couto de Souza Júnior - (Foto: Reprodução/Redes Sociais)



