O governo interino da Bolívia enviou ao Senado nesta quarta-feira (20) um projeto de lei excepcional e transitória para a realização de novas eleições no país. Se não obtiver consenso para o projeto prosseguir, o governo planeja convocar outra eleição por decreto.
As eleições presidências na Bolívia aconteceram no dia 20 de outubro e após uma auditoria realizada pela Organização dos Estados Americanos (OEA), divulgada no dia 10 deste mês, foi comprovada que a votação foi fraudulenta.
Após muita pressão popular e das próprias Forças Armadas do país, o presidente “eleito” Evo Morales, renunciou o cargo no mesmo dia da divulgação e foi para o México, onde conseguiu asilo.
A principal rival de Evo, Jeanine Áñez, se autoproclamou presidente interina da Bolívia após a renúncia.
Jeanine informou, também nesta quarta, sua pretensão de convocar novas eleições o quanto antes, para que a Constituição seja respeitada. "Faremos isso [convocar novas eleições] em conjunto com organizações internacionais e com todos aqueles que desejam enriquecer o projeto-base, que será útil para todos os bolivianos."
O projeto de lei será debatido a fim de viabilizar as novas eleições. O Congresso terá de modificar o sistema eleitoral para permitir essa convocação, com um prazo de 90 dias, contados a partir da renúncia de Morales.
A dificuldade para tal medida é o Congresso, que tem a maioria de sua bancada, filiada ao partido de Evo, mas Áñez explicou quais serão as medidas tomadas caso não haja consenso. "Obviamente, esgotando todas as instâncias, se o Congresso não nos permitir fazê-lo de maneira legal, bem, já procuraremos outros mecanismos, mas que o país terá eleições, isso sim, nós garantimos".
Apesar de eleições por decretos terem acontecido na Bolívia, a presidente do senado, Eva Copa, se mostrou contra a possível decisão. "Não podemos permitir que uma eleição seja feita por decreto, quando a Assembleia Legislativa estiver funcionando com legalidade e legitimidade".
Deixe seu Comentário
Leia Também

Perfil do governo dos EUA em português faz post ameaçando imigrantes

Trump e Delcy Rodríguez relatam conversa "produtiva" por telefone

Venezuelano é baleado pelo ICE em Minneapolis

EUA suspendem vistos de imigração para Brasil e outros 74 países

Brasil entra em lista de países com emissão de vistos congelada pelos EUA

Brasil retribui ajuda da Venezuela na pandemia com envio de medicamentos

Presidente do México descarta invasão dos Estados Unidos

Mato Grosso do Sul registra avanço no Judiciário com 512 mil processos julgados

Presidente de Cuba reage a Trump e diz que país não será intimidado

Após pressão popular e militar, Evo Morales renunciou (Ueslei Marcelino)


