O senador colombiano Miguel Uribe Turbay, de 39 anos, foi baleado neste sábado (7) durante um evento de campanha no bairro Fontibón, em Bogotá.
Pré-candidato à presidência da Colômbia, Uribe foi atingido por dois disparos e levado em estado crítico à Fundação Santa Fé de Bogotá, onde passou por procedimentos neurocirúrgico e vascular. Segundo o hospital, o político “está sendo atendido de forma prioritária” e segue lutando pela vida.
O atentado ocorreu pelas costas, conforme comunicado divulgado pelo partido Centro Democrático, ao qual Uribe é filiado. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o senador caído, coberto de sangue, sendo socorrido por apoiadores ainda no local do comício.
Além de Uribe, outras duas pessoas ficaram feridas no ataque. A Procuradoria-Geral da Colômbia informou que um adolescente de 15 anos foi apreendido com uma arma de fogo na cena do crime.
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, ordenou a abertura imediata de investigações. Em nota, o governo condenou o ataque como um atentado “não apenas à integridade pessoal do senador, mas também à democracia, à liberdade de pensamento e ao exercício legítimo da política no país”. O partido Centro Democrático classificou a ação como “um ato de violência inaceitável”.
A esposa do senador, María Claudia Tarazona, usou a conta oficial de Uribe na rede social X (antigo Twitter) para informar sobre seu estado de saúde. “Miguel está lutando por sua vida neste momento”, escreveu.
Miguel Uribe foi o senador mais votado nas eleições de 2022 e é apontado como um dos principais nomes da oposição ao atual governo. Ele é filho de Diana Turbay, jornalista assassinada em 1991 por narcotraficantes ligados a Pablo Escobar.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Diretor Rob Reiner e sua mulher são encontrados mortos a facadas em Los Angeles

Kast vence as eleições no Chile

Chile decide presidência em segundo turno marcado por vantagem da ultradireita

Tiroteio em celebração judaica deixa 12 mortos na Austrália

Homem morre após receber rim infectado com raiva em transplante

Tragédia em Sumatra já deixa mais de 900 mortos após enchentes e deslizamentos

Estratégia dos EUA libera uso de força letal na América Latina

Maduro pede apoio de brasileiros no mesmo dia de ataque dos EUA

Revisão Tarifária da Sanesul prevê aumento em duas etapas e amplia tarifa social


Miguel Uribe, senador e pré-candidato à presidência da Colômbia, é baleado durante evento em Bogotá (Reprodução/Instagram)



