Menu
Menu
Busca sexta, 05 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Justiça

Conselheiro afastado do TCE-MS é investigado por suposta poluição ambiental

Waldir Neves Barbosa virou alvo do MPMS por suposta poluição ambiental relacionada à atividade de barramento em sua propriedade rural

16 novembro 2023 - 08h00Vinícius Santos

O conselheiro afastado do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS), Waldir Neves Barbosa, está sob investigação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) por suposta poluição ambiental em sua propriedade rural, conforme divulgado no Diário Oficial nesta quinta-feira (16).

O inquérito civil foi instaurado para "apurar a regularidade jurídico-ambiental da atividade de barramento na propriedade rural denominada Rancho WN".

Neste ano, Barbosa já havia sido notificado e multado em R$ 2 mil pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) por não renovar a licença de uma barragem construída em seu rancho em Campo Grande.

Em resposta ao MPMS, o conselheiro afastado argumenta que não é mais passível de regularização junto ao Imasul, citando um Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura Municipal de Campo Grande. Esse termo, segundo ele, determina que o licenciamento ambiental na zona rural deve ser conduzido junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMADUR). 

Barbosa solicitou um prazo de 120 dias úteis para realizar a devida regularização junto ao órgão competente. Diante da necessidade de ajustes na atividade de barramento e do prazo solicitado, o MPMS, baseado na Resolução n. 015 de 27 de novembro de 2007, converteu a notícia de fato em Inquérito Civil.

O Inquérito Civil está sob responsabilidade da promotora Luz Marina Borges Maciel Pinheiro, da 26ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico, Cultural, Habitação e Urbanismos, da Comarca de Campo Grande. 

JD1 No Celular

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.

Reportar Erro
Energisa Nov-Dez 25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Caso Marielle caminha para sua resolução
Justiça
STF marca julgamento sobre morte de Marielle Franco e Anderson Gomes
Letícia foi atingida pelo ônibus a caminho da universidade
Justiça
TJMS nega liminar para soltura de motorista que atropelou e matou jovem em Coxim
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Justiça
Advogados devem peticionar novos processos previdenciários pelo eproc em 10 cidades de MS
Adriane Lopes -
Saúde
Adriane tenta suspender promoção de médicos alegando crise, mas desembargador nega
Filho e pai -
Justiça
Justiça absolve acusado de matar o pai a facadas e aplica internação por tempo indeterminado
A prisão foi efetuada pela Força Tática da 11ª CIPM (Companhia Independente da Polícia Militar)
Polícia
Foragidos da Justiça, envolvidos em roubo, são capturados pela PM na região norte
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Justiça
OAB/MS tem liminar suspensa pela Justiça Federal no caso do golpe do falso advogado
Deputado federal Chiquinho Brazão, preso desde março sob a suspeita de ser um dos mandantes do assassinato de Marielle Franco
Justiça
Moraes pede data para julgar réus pelo assassinato de Marielle Franco
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Fabricante de bicicleta elétrica terá que indenizar consumidor em mais de R$ 25 mil após acidente
Marquinhos Trad e Adriane Lopes
Justiça
"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Mais Lidas

Arquivo Pessoal
Geral
Adolescente desaparecida é encontrada em Campo Grande
Eles afirmam que a ausência do convite impactou emocionalmente o menino
Cidade
Criança autista de 6 anos não foi convidada para formatura em EMEI nas Moreninhas
Câmera flagrou um dos assaltos -
Polícia
VÍDEO: ROMU apreende adolescente após assaltos violentos em Campo Grande
Picape capotou após colisão
Trânsito
Motorista de picape morre em acidente entre Amambai e Ponta Porã