Menu
Menu
Busca quarta, 24 de abril de 2024
TJMS Abril24
Polícia

Pai de bebê que morreu em parto improvisado teria sugerido aborto

Polícia de Dourados concluiu inquérito da causa da morte da criança

28 outubro 2019 - 17h56Sarah Chaves, com informações do Dourados News

O inquérito de investigação do caso do bebê que morreu durante parto improvisado foi concluído pela Polícia Civil de Dourados. O fato aconteceu dia 17 de outubro, a mãe, manicure de 21 anos, foi indiciada pelo óbito da criança e segue internada na ala psiquiátrica do Hospital Universitário da UFGD.

O pai do bebê, residente em outro município, teria incentivado o aborto da criança, se propondo inclusive a pagar o procedimento.

Conforme o delegado Wiston Ramão Albres Garcia, a mulher está acometida de depressão pós-parto. Essa condição, na avaliação do investigador, foi um dos fatores fundamentais para que a mãe acabasse provocando a morte do filho, nascido com 3,3 quilos.

“Segundo o que o médico prescreveu no laudo clínico, ela está acometida de depressão pós-parto. Ela está ‘fora do ar’. Ela alterna, lembra, não tive inclusive condições de interrogá-la. Ela agiu imbuída disso quando fez o que fez. Aos médicos ela disse que não tentou matar, tentou apenas cortar o cordão umbilical, mas é evidente que ela não agiu em juízo perfeito”, relatou o delegado.

Wiston explicou que no dia do fato ela foi autuada em flagrante por homicídio qualificado, com pena que pode chegar até 30 anos de detenção. A Justiça acatou, inclusive, o auto de flagrante. No entanto, por conta da avaliação realizada nos procedimentos de investigação, o caráter do crime foi alterado de acordo com a condição mental da mulher.

“Ela continua presa, o crime ocorreu, porém a pena desse tipo de crime, considerado semi-inculpável, é de dois a seis anos. Ela tinha uma consciência, mas não tinha. É como quem comete suicídio em um estado profundo de depressão”, explicou.

A manicure teria relatado em alguns momentos que acreditava não ser aceita pela família após a revelação da gestação. Ela conseguiu disfarçar a gravidez utilizando faixas. Há cerca de três meses a mãe da jovem teria desconfiado, mas ao ser questionada disse ter engordado de forma natural.

Pai da criança

O pai da criança, conforme apurou o 1° Distrito Policial, mora em outra cidade. Não foi possível identificá-lo. A investigação descobriu que a jovem teria tido um ou dois contatos com o homem e que após descobrir a gravidez foi rejeitada.

“Ele falou para ela que não iria assumir o filho, sugerindo que ela abortasse. Inclusive sugeriu a pagar o aborto, mas ela se negou e disse que levaria a gravidez até o fim”, afirmou o delegado.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) apontou a causa da morte por asfixia mecânica, causada pelo enforcamento com o cordão umbilical.

A mãe teria puxado com força o cordão na tentativa de arrebentá-lo, tirando também a placenta do interior do corpo dela, mas realizando o procedimento de forma inadequada, causou a morte da criança. O bebê chegou a nascer vivo, segundo o laudo.

Entenda o caso:

No dia 17/10 a manicure de 21 anos iniciou trabalho de parto no salão de beleza em que trabalha. Sozinha no local, ela foi para o banheiro onde passou pelo procedimento de forma improvisada.

Momentos depois, a proprietária do local chegou e foi chamada pela funcionária, que a encontrou naquele estado e acionou o Samu. Quando os socorristas chegaram, já encontraram a criança morta sem chances de recuperar os sinais vitais.

Agora o Ministério Público Estadual vai avaliar o relatório produzido pelo 1° Distrito Policial para conduzir a denúncia ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Gaeco deflagra mais uma operação em Campo Grande
Polícia
Last Chat: Gaeco mira facção 'estruturada' que traficava e vendia armas em MS, SP e CE
Ele precisou ser socorrido e levado para uma unidade de saúde
Polícia
Adolescente sofre acidente ao fugir da polícia depois de furtar moto
Motocicleta ficou embaixo do caminhão
Polícia
Motociclista fica em estado gravíssimo ao ser atropelado por caminhão na Vila Progresso
Delegacia de Polícia Civil de Ponta Porã
Polícia
Motorista atropela delegado, foge sem prestar socorro e acaba sendo preso em Ponta Porã
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta
Polícia
Policiais penais recebem treinamento avançado em serviços de escolta
Caso foi registrado na delegacia de Bataguassu
Polícia
Homem é preso por coagir adolescente de 14 anos vítima de estupro
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
Polícia
Grávida de 9 meses morre após perde o filho ao sofrer acidente de moto em Aral Moreira
JD1TV - 'Perigosos e instáveis': Assaltantes são presos após roubos na Capital
Polícia
JD1TV - 'Perigosos e instáveis': Assaltantes são presos após roubos na Capital
Imagem Ilustrativa
Polícia
Bebê de 3 meses é sequestrado e ameaçado de morte por adolescente em MS

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
 Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) -
Justiça
MPMS investiga fraude em concurso da prefeitura de Sonora e recomenda suspensão
"Eu não tenho dúvida que o Beto Pereira terá capacidade, se eleito for, de fazer as grandes transformações e reformas que Campo Grande precisa", enfatiza ex-governador.
Política
JD1TV: Reinaldo diz que problemas locais "pesarão mais" que Bolsonaro