Menu
Menu
Busca sábado, 06 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Polícia

Santander, Bradesco e Caixa Econômica foram autuadas pelo Procon

Denúncias como tempo de espera e falta de atendimento preferencial foram feitas pelos clientes dos bancos

08 janeiro 2019 - 09h57Da Redação    atualizado em 08/01/2019 às 11h47

Reclamações de consumidores, em grande número, levaram equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor  (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a  verificar “in loco” o funcionamento de  agências de três redes bancarias, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal em Campo Grande.

Durante a ação de fiscalização, ocorrida no período de 2 a 4 de janeiro em curso, foram  constatadas  irregularidades, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de leis que fixam o tempo para  atendimento aos  clientes que, de acordo com a  lei Estadual 2 085/00 é de, no máximo, 15 minutos, mesmo tempo fixado pela ei Municipal 4303/06 que estabelece, também, alguns casos de flexibilização, chegando a 25 minutos em véspera e no dia posterior a  feriado prolongado.

No caso do Banco Santander a equipe do Procon esteve nas agências localizadas  nas ruas Marechal Rondon,  Dom Aquino e Barão do Rio Branco.  Nos três locais foi confirmado o descumprimento do tempo previsto, o que, em alguns casos  foi superior a  35 minutos. Além disso, o banco não fornece senha eletrônica na qual conste horário de  entrada e saída dos clientes que são atendidos nas mesas, serviço para o qual  não existe atendimento prioritário, como determinado em lei Federal.

Nas agências da Caixa Econômica federal das ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio o problema foi ainda maior. Houve caso em que o cliente foi obrigado a esperar por atendimento durante uma hora e 16 minutos. Também nesses estabelecimentos as senhas oferecidas registram eletronicamente, apenas, a hora de chegada do usuário e, com isso, dificultam a comprovação da espera quando decidem registrar uma reclamação.

Duas agências do Banco Bradesco (na Avenida Calógeras e Cândido Mariano) também receberam a fiscalização. Nesse caso,  o excesso de espera se repetiu e foi constatada outra irregularidade. Não é respeitada a prioridade para idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e mães com crianças de colo e para autistas. No caso, a prioridade é para clientes classificados com “Prime” e “Exclusive” que são tratados pelos funcionários de maneira  privilegiada. Só depois desses clientes é dado atendimento aos que têm direito, por lei, à prioridade.

Nas agências onde a fiscalização atuou não foram encontradas cópias da lei Estadual e do Código de Defesa do Consumidor. Nos estabelecimentos deveria estar fixado, de forma visível,  aviso de proibição do uso de aparelhos de telefonia celular, o que não se verificou, se constituindo em mais uma infração

Os responsáveis pelas agências em questão foram autuados tendo sido expedidos autos de Infração e dado prazo para defesa após o que poderá ser arbitrada multa.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, e sua equipe de fiscalização está atenta às reclamações da comunidade. Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. As reclamações podem ser feitas, também, pessoalmente. O Procon-MS está à disposição das 7h até as 18h30, de segunda a sexta-feira, na rua 13 de Junho, 930.

A equipe do Jd1.Notícias tentou contato com as assessorias da agências bancárias e até o fechamento desta matéria mas não teve retorno.

Reportar Erro
UNIMED São Julião

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cabo do Exército Maria de Lourdes Freire Matos
Polícia
Soldado confessa feminicídio e incêndio de quartel em Brasília
Polícia realizou a perícia e fez levantamentos no local | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem é assassinado minutos após ser cumprimentado por atirador em Aparecida do Taboado
Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados
Polícia
Idoso que caiu do telhado enquanto limpava caixa d'água morre em Dourados
Imagem ilustrativa
Polícia
Confusão em bar termina com jovem espancado com pauladas na cabeça na Vila Popular
Vítima chegou a ser socorrida com vida
Polícia
Trabalhador de empresa é morto a facadas em restaurante de Bataguassu
Local onde aconteceu o roubo e esfaqueamento
Polícia
Anastaciano tenta cancelar programa com mulher, mas é esfaqueado e roubado na Capital
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
O acidente aconteceu na noite de ontem
Polícia
Carro funerário capota ao desviar de animal na MS-396, em Santa Rita do Pardo
O caso aconteceu na noite de ontem
Polícia
Homem é preso horas após bater em mulher com barra de ferro em Dourados
Facão
Polícia
Homem é preso por tentar matar desafeto com golpes de facão no Coronel Antonino

Mais Lidas

Dupla foi presa em flagrante pelo homicídio
Polícia
Mulher foi assassinada na BR-262 pela prima após descobrir drogas em guarda-roupa
Imagem ilustrativa
Polícia
Mulher é presa por cortar virilha do filho de 6 anos para evitar abuso
Mária de Fátima, morta pela prima e jogada na BR-262, em Campo Grande
Polícia
Morta pela prima, mulher se refugiava na Capital após fugir de violência doméstica em MG
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica
Cidade
Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica