Menu
Menu
Busca sábado, 18 de janeiro de 2025
Senar Curs Tecnico - Jan24
Polícia

Santander, Bradesco e Caixa Econômica foram autuadas pelo Procon

Denúncias como tempo de espera e falta de atendimento preferencial foram feitas pelos clientes dos bancos

08 janeiro 2019 - 09h57Da Redação    atualizado em 08/01/2019 às 11h47

Reclamações de consumidores, em grande número, levaram equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor  (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a  verificar “in loco” o funcionamento de  agências de três redes bancarias, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal em Campo Grande.

Durante a ação de fiscalização, ocorrida no período de 2 a 4 de janeiro em curso, foram  constatadas  irregularidades, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de leis que fixam o tempo para  atendimento aos  clientes que, de acordo com a  lei Estadual 2 085/00 é de, no máximo, 15 minutos, mesmo tempo fixado pela ei Municipal 4303/06 que estabelece, também, alguns casos de flexibilização, chegando a 25 minutos em véspera e no dia posterior a  feriado prolongado.

No caso do Banco Santander a equipe do Procon esteve nas agências localizadas  nas ruas Marechal Rondon,  Dom Aquino e Barão do Rio Branco.  Nos três locais foi confirmado o descumprimento do tempo previsto, o que, em alguns casos  foi superior a  35 minutos. Além disso, o banco não fornece senha eletrônica na qual conste horário de  entrada e saída dos clientes que são atendidos nas mesas, serviço para o qual  não existe atendimento prioritário, como determinado em lei Federal.

Nas agências da Caixa Econômica federal das ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio o problema foi ainda maior. Houve caso em que o cliente foi obrigado a esperar por atendimento durante uma hora e 16 minutos. Também nesses estabelecimentos as senhas oferecidas registram eletronicamente, apenas, a hora de chegada do usuário e, com isso, dificultam a comprovação da espera quando decidem registrar uma reclamação.

Duas agências do Banco Bradesco (na Avenida Calógeras e Cândido Mariano) também receberam a fiscalização. Nesse caso,  o excesso de espera se repetiu e foi constatada outra irregularidade. Não é respeitada a prioridade para idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e mães com crianças de colo e para autistas. No caso, a prioridade é para clientes classificados com “Prime” e “Exclusive” que são tratados pelos funcionários de maneira  privilegiada. Só depois desses clientes é dado atendimento aos que têm direito, por lei, à prioridade.

Nas agências onde a fiscalização atuou não foram encontradas cópias da lei Estadual e do Código de Defesa do Consumidor. Nos estabelecimentos deveria estar fixado, de forma visível,  aviso de proibição do uso de aparelhos de telefonia celular, o que não se verificou, se constituindo em mais uma infração

Os responsáveis pelas agências em questão foram autuados tendo sido expedidos autos de Infração e dado prazo para defesa após o que poderá ser arbitrada multa.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, e sua equipe de fiscalização está atenta às reclamações da comunidade. Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. As reclamações podem ser feitas, também, pessoalmente. O Procon-MS está à disposição das 7h até as 18h30, de segunda a sexta-feira, na rua 13 de Junho, 930.

A equipe do Jd1.Notícias tentou contato com as assessorias da agências bancárias e até o fechamento desta matéria mas não teve retorno.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Jovem é agredido por desconhecido e levado para a Santa Casa em Campo Grande
Hospital da Vida
Polícia
Homem morre ao ser atropelado pelo próprio caminhão em Caarapó
Facão
Polícia
Grávida é agredida com facão e ameaçada de morte pelo companheiro em Terenos
Delegacia de Polícia Civil de Rio Brilhante
Polícia
Motorista é preso após bater carro em caminhonete do Ministério Público em Rio Brilhante
Polícia apreende mais de meia tonelada de maconha em depósito de Três Lagoas
Polícia
Polícia apreende mais de meia tonelada de maconha em depósito de Três Lagoas
Caso foi registrado na delegacia de Três Lagoas
Polícia
Homem troca carro por drogas, inventa roubo e é indiciado por falsa comunicação de crime
MS teve queda no número de assassinatos em 2024
Polícia
MS teve queda no número de assassinatos em 2024
Sala de atendimento da DEPCA
Polícia
Homem é preso por bater e ameaçar matar sobrinha no Itamaracá
Imagem Ilustrativa
Polícia
Professor de futebol é condenado a 414 anos de prisão por estupro de 15 menores
DEPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente)
Polícia
Homem é preso por bater no filho de 10 anos ao vê-lo bebendo água na garrafa

Mais Lidas

Polícia Civil investiga o caso
Polícia
Criança morre 24h depois de ser diagnosticada com 'virose' em MS
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Polícia
Jovem leva dois tiros na cabeça após separar briga em tabacaria de Campo Grande
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Polícia
Dono de mercado do Itamaracá é preso vender carne com larvas
Idoso passa por cirurgia após introduzir objeto de quase 1 metro no ânus
Geral
Idoso passa por cirurgia após introduzir objeto de quase 1 metro no ânus