Menu
Menu
Busca quinta, 13 de novembro de 2025
Gov Soja Nov25
Polícia

Santander, Bradesco e Caixa Econômica foram autuadas pelo Procon

Denúncias como tempo de espera e falta de atendimento preferencial foram feitas pelos clientes dos bancos

08 janeiro 2019 - 09h57Da Redação    atualizado em 08/01/2019 às 11h47

Reclamações de consumidores, em grande número, levaram equipes de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor  (Procon/MS), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), a  verificar “in loco” o funcionamento de  agências de três redes bancarias, Santander, Bradesco e Caixa Econômica Federal em Campo Grande.

Durante a ação de fiscalização, ocorrida no período de 2 a 4 de janeiro em curso, foram  constatadas  irregularidades, principalmente no que diz respeito ao cumprimento de leis que fixam o tempo para  atendimento aos  clientes que, de acordo com a  lei Estadual 2 085/00 é de, no máximo, 15 minutos, mesmo tempo fixado pela ei Municipal 4303/06 que estabelece, também, alguns casos de flexibilização, chegando a 25 minutos em véspera e no dia posterior a  feriado prolongado.

No caso do Banco Santander a equipe do Procon esteve nas agências localizadas  nas ruas Marechal Rondon,  Dom Aquino e Barão do Rio Branco.  Nos três locais foi confirmado o descumprimento do tempo previsto, o que, em alguns casos  foi superior a  35 minutos. Além disso, o banco não fornece senha eletrônica na qual conste horário de  entrada e saída dos clientes que são atendidos nas mesas, serviço para o qual  não existe atendimento prioritário, como determinado em lei Federal.

Nas agências da Caixa Econômica federal das ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio o problema foi ainda maior. Houve caso em que o cliente foi obrigado a esperar por atendimento durante uma hora e 16 minutos. Também nesses estabelecimentos as senhas oferecidas registram eletronicamente, apenas, a hora de chegada do usuário e, com isso, dificultam a comprovação da espera quando decidem registrar uma reclamação.

Duas agências do Banco Bradesco (na Avenida Calógeras e Cândido Mariano) também receberam a fiscalização. Nesse caso,  o excesso de espera se repetiu e foi constatada outra irregularidade. Não é respeitada a prioridade para idosos, portadores de necessidades especiais, gestantes e mães com crianças de colo e para autistas. No caso, a prioridade é para clientes classificados com “Prime” e “Exclusive” que são tratados pelos funcionários de maneira  privilegiada. Só depois desses clientes é dado atendimento aos que têm direito, por lei, à prioridade.

Nas agências onde a fiscalização atuou não foram encontradas cópias da lei Estadual e do Código de Defesa do Consumidor. Nos estabelecimentos deveria estar fixado, de forma visível,  aviso de proibição do uso de aparelhos de telefonia celular, o que não se verificou, se constituindo em mais uma infração

Os responsáveis pelas agências em questão foram autuados tendo sido expedidos autos de Infração e dado prazo para defesa após o que poderá ser arbitrada multa.

A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor – Procon/MS, e sua equipe de fiscalização está atenta às reclamações da comunidade. Todo cidadão que se sentir lesado em sua relação de consumo, tem à disposição um número de telefone para denunciar problema. Basta discar 151. As reclamações podem ser feitas, também, pessoalmente. O Procon-MS está à disposição das 7h até as 18h30, de segunda a sexta-feira, na rua 13 de Junho, 930.

A equipe do Jd1.Notícias tentou contato com as assessorias da agências bancárias e até o fechamento desta matéria mas não teve retorno.

Reportar Erro
Vanguard - Sound

Deixe seu Comentário

Leia Também

Operação acontece em Corumbá e Campo Grande
Polícia
PF volta à carga contra tráfico e prende dois em ação em Corumbá e Campo Grande
Drogas foram apreendidas pela PRF
Polícia
VÍDEO: Carga com quase 3 toneladas de drogas é apreendida em Rio Brilhante
Casas -
Polícia
Golpista que prometia 'atalho' para casas da Emha é pego por vítimas em mercado da Capital
Polícia Civil fez uma ação na cidade para desmantelar grupo
Polícia
Exploradas sexualmente, adolescentes eram recrutadas por aplicativos em Bataguassu
Viatura Polícia Militar
Justiça
Justiça manda demitir policial que contrabandeava celulares em MS
Vítima foi atingida a facadas
Polícia
Suspeito matou homem a facadas em Miranda após ter droga furtada
Carga de tilápia apreendida
Polícia
VÍDEO: Fiscalização apreende 5 toneladas de tilápia irregular em Campo Grande
Já desconfiado, marido flagra traição da esposa e leva coronhadas do 'Ricardão' na Capital
Polícia
Já desconfiado, marido flagra traição da esposa e leva coronhadas do 'Ricardão' na Capital
Sede do Garras, em Campo Grande
Polícia
Condenado por estupro em Roraima é preso no Aero Rancho
Caso foi registrado na Dam de Três Lagoas
Polícia
Homem joga álcool na esposa e ameaça queimá-la viva em Três Lagoas

Mais Lidas

Corpo ficou caído no meio da rua
Polícia
AGORA: Homem é morto a tiros em via pública do Parque do Sol, em Campo Grande
O caso foi registrado na Depac Cepol em Campo Grande
Polícia
Mulher recebe pix por engano e é ameaçada em Campo Grande: 'devolve ou vai ficar ruim'
"Eu te amo, amor", diz mulher após decepar p3nis do marido
Polícia
"Eu te amo, amor", diz mulher após decepar p3nis do marido
As inscrições podem ser feitas online
Cidade
Inscrições para 258 casas populares começam amanhã em Campo Grande