Acontece nesta terça-feira (3) e quarta-feira (4), realizado pela Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), o 1º Congresso dos Municípios de MS, realizado em Campo Grande.
O congresso contou com a presença do ex-governador Reinaldo Azambuja, o governador Eduardo Riedel, a ministra Simone Tebet, do Planejamento e Orçamento, e o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), Gerson Claro.
Para Riedel, esse encontro é um momento histórico para os municípios do Estado e serve como uma maneira de se fortalecer o municipalismo sul-mato-grossense. “Hoje a gente participa desse momento, que discute o municipalismo, discute como que os municípios vão se posicionar e ouvir a grade diante de todas essas mudanças que estamos vendo, temos aqui hoje, recebendo nossa ministra Simone [Tebet], extremamente importante para essa discussão que está sendo colocada diante de uma reforma tributária que está por vir, de uma mudança conceitual”, afirmou o governador.
“Já refletiu quando a gente consegue construir política pública direcionada aos municípios, hoje aqui todas as discussões referentes a essas políticas públicas vão ser colocadas, e a tendência é que isso se torne cada vez mais forte lá no serviço público, na ponta, na saúde, na educação, na segurança pública, então é refletido diretamente ao cidadão e cidadã, que é nosso interesse do governo do Estado”, completou Riedel.
Ele ainda afirmou que um conjunto de ações estão sendo trabalhados para lidar com o déficit que possa ocorrer aos municípios com a aprovação da Reforma Tributária.
Já ministra Simone Tebet ressaltou a importância do encontro para os municípios sul-mato-grossenses, que poderão repassar suas demandas a ela, que por sua vez as comunicará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“É importante dizer a importância desse congresso: Reunir aqui todos os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores para trazerem as demandas, portanto falarem e serem ouvidos, e também ouvir o que as autoridades do governo estadual e do governo federal tem a dizer, inclusive com a bancada federal, de que forma o governo federal e o governo estadual podem ajudar os municípios nesse momento de dificuldade”, disse a ministra.
Ela também destacou que as emendas para os municípios estão sendo liberadas, vai responder perguntas sobre a reforma tributária e receberá mais demandas, que serão repassadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O presidente da Assomasul e prefeito de Nioaque, Valdir Couto de Souza Júnior, disse que o Congresso é um marco histórico na história do Estado, e agradeceu a presença da ministra Simone Tebet. “Esse primeiro congresso dos municípios de Mato Grosso do Sul vai ser um marco na história do nosso Estado, nós vamos ter a oportunidade de reunir, e aqui está iniciando o primeiro, todos os gestores, prefeitos, prefeitas, vice-prefeito, vereadores, secretários municipais, e além disso, servidores estaduais, federais, mas também aquela pessoa que quer saber um pouco da gestão pública municipal”, afirmou.
Apesar de ser o primeiro congresso em Campo Grande, esse não é o primeiro encontro, que anteriormente ocorria em Brasília.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Câmara Municipal de Campo Grande vota três projetos e dois vetos em sessão desta quinta

ALEMS analisa projeto que cria campanha contra adultização infantil nas redes sociais

Projeto aposta em prevenção com ensino de primeiros socorros

Com serviços essenciais, MS Cidadão ultrapassa 2,4 mil atendimentos

Coronel David defende organização política e filiação ao PL

CPI troca membros, derruba relatório e acirra crise com STF

Deputados discutem atualização de símbolo de idosos

Eduardo Bolsonaro não comparece a interrogatório no Supremo

Com brecha no regimento, Assembleia mantém blocos e evita nova divisão


Ex-governador Reinaldo Azambuja, governador Eduardo Riedel, presidente da Assomasul Valdir Couto de Souza Júnior, ministra Simone Tebet e Gerson Claro, presidente da Alems (Foto: Brenda Leitte)


