Menu
Menu
Busca quarta, 19 de março de 2025
Política

Governo propõe a estados pacto em torno da reforma da Previdência

Bolsonaro pediu a governadores que deixem ideologias de lado

08 maio 2019 - 13h50Graziella Almeida com informações da Agência Brasil    atualizado em 08/05/2019 às 14h19

O presidente da República, Jair Bolsonaro, comparou nesta quarta-feira (8) os investimentos no Brasil a um “esporte de altíssimo risco”. Em um café da manhã com 25 governadores e senadores na residência oficial da presidência do Senado, Bolsonaro voltou a pedir apoio para aprovação da reforma da Previdência. "Temos que facilitar a vida de quem quer produzir e de quem tem coragem ainda de investir no Brasil, que é um esporte de altíssimo risco dada a situação em que nos encontramos", disse.

No encontro, o presidente também disse aos governadores e parlamentares que o governo está aberto ao diálogo e que as ideologias devem ser deixadas de lado neste momento. "O governo está aberto aos senhores para o diálogo. Temos problemas que são comuns, outros não. Mas temos que ceder num dado momento para ganhar lá na frente. Se todo mundo agir com esse espírito, o Brasil sai da situação em que se encontra", ponderou.

Casa Civil

Na mesma linha, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni – que continuou no encontro após a saída do presidente, que teve agenda no Rio de Janeiro – ressaltou o empenho do governo em torno das negociações para votação da reforma da Previdência. Segundo Onyx, o governo tem trabalhado na harmonização e na pacificação das relações com a Câmara dos Deputados, com o Senado e com o Supremo Tribunal Federal (STF).

Sobre declarações de alguns governadores, como, por exemplo, de estados do Nordeste e o de Goiás, Ronaldo Caiado, que se disseram decepcionados com o fato de o governo não ter aproveitado a reunião para apresentar o chamado Plano Mansueto, de recuperação fiscal dos estados, em elaboração pela equipe econômica de Bolsonaro, Onyx considera natural que haja “uma colocação não tão simpática aqui, outra acolá”.

Para o ministro, isso faz parte de um processo de superação. Ele insistiu na tese de uma união suprapartidária até que a reforma seja votada no Congresso. “Depois que o Brasil for diferente [com a aprovação da reforma da Previdência] cada um tem tido direito e dever de vestir a camisa do seu partido de e incorporar novamente a ideologia que ele professa. E aí a gente vai enfrentar as eleições [municipais] do ano que vem. Mas é importante que, este ano, nós possamos ter a grandeza de todos nos unirmos em torno do verde e amarelo do nosso país”, defendeu.

Pauta mínima

Durante café da manhã, os governadores entregaram uma carta com seis itens que, segundo eles, compõe uma pauta mínima, que precisa avançar paralelamente à discussão da nova Previdência no Congresso. Além do Plano Mansueto, os governadores querem mudanças na Lei Kandir, a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), a securitização das dívidas dos estados, a renegociação da cessão onerosa do petróleo e a redistribuição do Fundo de Participação dos Estados (FPE), esse último por meio de uma proposta de emenda à Constituição.

O líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), acredita que a resposta mais rápida para a pauta dos governadores será a votação da cessão onerosa até junho. Para ele, os outros pontos vão depender da melhora do caixa da União condicionada à aprovação da reforma da Previdência.

"O que foi colocado de forma muito transparente, muito clara para os governadores, é que a situação financeira da União também é crítica. Então, não adianta criar várias demandas. É importante unificar essas demandas. O governo está disposto a ajudar, mas é preciso organizar mais esses pedidos. Não tem muito dinheiro, tem pouco dinheiro e é preciso, portanto, priorizar", concluiu.

Reportar Erro
Gov Transversal - Mar25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Riedel se encontra com líderes femininas para discutir melhorias na proteção às mulheres
Política
Riedel se encontra com líderes femininas para discutir melhorias na proteção às mulheres
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Política
Lula defende projeto que isenta quem ganha até R$ 5 mil do IR
Sessão na Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Moradores do Nova Campo Grande pedem por asfalto e outras melhorias na Câmara
Deputado Eduardo Bolsonaro
Política
Eduardo Bolsonaro tira licença da Câmara e vai morar nos EUA
Sessão na Assembleia Legislativa de MS
Política
Deputados aprovam em 1ª discussão reajuste dos conselheiros do TCE
Plenário Deputado Júlio Maia
Política
Após pedido de vista, PL de reajuste salarial do TCE-MS será discutido nesta terça-feira
Ex-presidente do Senado foi sondado pelo petista durante reunião no Alvorada
Política
Em reunião com Lula, Pacheco descarta assumir ministério
Pesquisa traz Riedel com 'folga' para 2026
Política
Pesquisa traz Riedel com 'folga' para 2026
Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) -
Política
Pesquisa mostra cenário para as eleições presidenciais de 2026 em MS
Bolsonaristas se reuniram na praia de Copacabana
Política
Em ato no Rio de Janeiro, Bolsonaro afirma que não fugirá do país

Mais Lidas

O suspeito estava em prisão domiciliar
Polícia
Casal assumiu namoro um dia antes de bebê de 6 meses ser espancado até a morte na Capital
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Polícia
Bebê de 6 meses morre após ser espancado pelo padrasto em Campo Grande
Hemerson Pistori era referência em pesquisa cientifica
Polícia
Professor morre dentro de universidade após passar mal e sofrer infarto na Capital
Mulheres da CCR MSVia
Comportamento
Mulheres que movem a BR-163 em MS: histórias de coragem e superação