O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) protocolou uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando a suspensão de todas as ações judiciais movidas por aposentados e pensionistas contra o INSS e a União por descontos indevidos em benefícios ocorridos entre março de 2020 e março de 2025.
A medida foi apresentada na forma de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) e é assinada por Lula e pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.
A ação pede que o STF reconheça como inconstitucionais as decisões judiciais que atribuem responsabilidade à União e ao INSS por fraudes cometidas por terceiros, especialmente em descontos associativos não autorizados.
O governo alega que essas decisões violam preceitos constitucionais, ao atribuir responsabilidade objetiva sem considerar que o dano decorre de atuação fraudulenta externa.
O Executivo solicita que o ministro Dias Toffoli, que já é relator de processo semelhante no STF, assuma também essa nova ação.
Além da suspensão dos processos em curso, o governo quer autorização do Supremo para abrir um crédito extraordinário no orçamento da União, com o objetivo de ressarcir os aposentados lesados, sem violar o teto de gastos.
Também propõe que o STF impeça decisões que obriguem o pagamento em dobro dos valores descontados — como previsto no Código de Defesa do Consumidor —, argumentando que não se aplica ao caso, por não se tratar de relação direta entre consumidor e prestador de serviço.
No pedido, o Planalto afirma que há atuação “predatória e de má-fé” por parte de alguns escritórios de advocacia, que estariam ajuizando ações em massa com base em decisões judiciais já tomadas, com o objetivo de obter indenizações em escala.
Segundo o governo, esse movimento estimula falsas expectativas entre aposentados e pode gerar impacto financeiro considerável aos cofres públicos.
A União argumenta ainda que a multiplicação de ações pode atrasar o ressarcimento efetivo aos verdadeiros lesados e causar instabilidade jurídica. O pedido aguarda decisão do STF.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Campo Grande se junta a capitais do país em protestos contra o 'PL da Dosimetria'

Zambelli renuncia e encerra impasse entre Câmara e STF

Chapa do PT para 2026 ganha forma com Fábio Trad ao governo

Lei Orçamentária de 2026 entra na pauta do Congresso na próxima semana

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato


Lula durante evento O Brasil Dando a Volta Por Cima (Ton Molina/Fotoarena/Estadão Conteúdo)



