Menu
Busca quarta, 23 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Aguas - super banner
Política

Para enfrentar queimadas, Estado recebe R$ 3,8 milhões

Recurso será liberado amanhã

15 setembro 2020 - 17h05Matheus Rondon

 O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho liberou o valor de R$ 3.814 milhões de reais para ajudar no combate do incêndio no território do pantanal, que deve ser usado para compra de gasolina, aluguel caminhão pipa, solicitação de hora voo, solicitação de maquinas, avião e compra de equipamentos para o combate direto ao incêndio em Mato Grosso do Sul.


O decreto de emergência abrange os 79 municípios, e ajudar outras localidades que passam pelo mesmo problema, a agilidade do decreto na homologação, agiliza as nossas ações, nós temos mais rapidez agora, em conjunto equipe da defesa civil, brigadista, solicitação de hora voo, solicitação de máquinas.


Na semana passada, o Estado declarou situação de emergência por 90 dias devido às queimadas no Pantanal, cerca de 1,8 milhões de hectares foram destruídos somente no Pantanal da região do Estado este ano, segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.


Segundo o Governador Reinaldo Azambuja, é um momento delicado, onde as pessoas precisam ter muito cuidado, “Um dos grandes focos de incêndio aqui vizinho de campo grande foi por um pequeno cisto no fundo de uma chácara, foi colocado fogo, espalhou e queimou 100 hectares de eucalipto. Esse cuidado é fundamental, estamos vivendo um momento de baixa úmida do ar, está muito seco, então até que venha a chuva, todo cuidado” finaliza.


A ministra da agricultura, Tereza Cristina também esteve presente e disse que outras regiões aguardam recursos para combater as queimadas, citando Três Lagoas e Inocência.


O secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, conta que para combater os casos de incêndios com eficiência é necessário: “ A hora voo com aeronave que joga água é importante, equipamentos para os brigadistas, esse tipo de combate desgasta muito os equipamentos, então a substituição por equipamentos novos é muito importante.


Nesse momento é importe que o combate aéreo esteja de mãos dadas com o terrestre, “todas as ações pra esse combate são importantes, os caminhões pipa, os helicóptero, os aviões, os brigadistas, bombeiros, esse é o momento da gente usar todo tecnologia possível, todos os recursos possíveis humanos e matérias para vencer esse desafio” finaliza.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Política
Onevan de Matos e seu candidato a vice, testam positivo para Covid-19
Política
Câmara aprova projeto que prorroga contratos durante a pandemia
Política
MDB de Sonora vai ao TRE contra pesquisa
Política
Em discurso na ONU, Bolsonaro nega incêndios criminosos no Pantanal
Política
AO VIVO: Bolsonaro discursa na ONU
Política
Conta no Twitter de Puccinelli é invadida por hacker
Política
Bolsonaro falará sobre a Amazônia em discurso na ONU; veja onde assistir
Política
Nelsinho convida Araújo para dar explicações sobre visita de Pompeo à fronteira
Política
Capital já tem registro de 4 candidatos à prefeitura
Política
OAB de MS não assinou apoio a presidente nacional

Mais Lidas

Brasil
Elias Maluco é encontrado morto em presídio
Internacional
Noivo descobre traição antes do casamento e se vinga
Polícia
Pitbull invade quintal e ataca jovem e dona diz que "não pode fazer nada"
Polícia
Corpo de cabeleireiro é encontrado em rio