Menu
Menu
Busca terça, 21 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Política

Reajuste dos servidores federais será pago em abril se LOA for aprovada até março

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, a medida provisória que autorizou o reajuste dos servidores públicos federais está valendo desde 1º de janeiro

05 fevereiro 2025 - 14h11Brenda Assis

A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, disse nesta quarta-feira (5), em Brasília, que, caso a Lei Orçamentária Anual (LOA) seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até 15 de março, o reajuste dos servidores públicos federais será pago a partir de 1º de abril.

“A gente já comunicou os servidores e eles vão receber retroativamente assim que a lei for aprovada e sancionada pelo presidente. Se a votação for em 10 de março, nossa expectativa é que, se a gente conseguir sancionar até 15 de março, ainda entra na folha de março e, portanto, a gente paga a partir de 1º de abril. Se não for sancionada até meados de março, mas posteriormente, a gente consegue pagar na folha de abril, que é paga efetivamente em maio.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Esther lembrou que, no final do ano passado, a aprovação de diversas medidas enviadas pelo Executivo ao Congresso Nacional acabou por inviabilizar a aprovação da LOA no tempo inicialmente previsto, até dezembro. “O Congresso fez um esforço muito grande para aprovar, inclusive, uma emenda constitucional enviada pelo Executivo”, afirmou.

“O Congresso está muito atento a isso. O relator [da LOA], senador Ângelo Coronel (PSD-BA, falou sobre a dificuldade de ser mais rápido do que o prazo que ele propôs e a gente está bastante confiante de que 10 de março seja uma data bem provável mesmo - para aprovação. Portanto, a gente tem chance ainda de pagar a partir de 1º de abril. E os servidores vão receber retroativamente o reajuste de janeiro, fevereiro e março nesse contracheque de março,” explicou a ministra.

Segundo ela, a medida provisória que autorizou o reajuste dos servidores públicos federais está valendo desde 1º de janeiro.

Concurso unificado - Durante o programa da EBC, Esther lembrou que, para que o ministério possa começar a convocar os aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) para tomar posse, também é necessário que a LOA seja aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada por Lula. “Se a aprovação for em 10 de março, não interfere no nosso calendário”, garantiu.

Acrescentou que “vamos agora homologar o bloco 8, do nível médio, onde não há nenhum curso de formação. Portanto, a gente está apto a homologar muito em breve. Uma vez homologado, a gente começa a chamar [os aprovados] para tomar posse. Lembrando que o bloco 8 foi muito concorrido – o que mais tinha candidatos concorrendo, uma seleção bem forte. A gente está aguardando esses servidores, que vão começar a ser chamados provavelmente no final de março ou início de abril. É a nossa expectativa.”

“Para os demais blocos, nas áreas onde não há curso de formação, precisamos também da autorização da LOA, mas só teremos o resultado final em 28 de fevereiro, quando a gente termina as três rodadas para o curso de formação”, finalizou a ministra.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Política
Brasil e Alemanha firmam acordo sobre minerais críticos e terras raras
Presidente Lula cumpre agenda internacional
Política
Na Alemanha, Lula defende pioneirismo de biocombustíveis brasileiros
Puka Valdez
Política
Vereador anuncia pré-candidatura e Ponta Porã tem cinco nomes disputando vaga na Assembleia
Juliana Domingos e o marido e pré-candidato pelo Novo, João Henrique Catan e Tânia Varela
Política
Juliana Catan toma posse no Mulheres pelo Novo em MS
Carla Bernal, advogada e presidente do núcleo municipal do MDB Mulher
Política
Nova diretoria do MDB Mulher assume em Campo Grande
Segundo o presidente da Federação de Taekwondo de MS, Fábio Costa, os novos equipamentos devem elevar o nível das disputas
Política
Beto Pereira garante R$ 550 mil para projetos de futsal e taekwondo
Senador Nelsinho Trad, ao lado dos anfitriões, Almir Cantero e Jonas de Paula
Política
Vídeo: Nelsinho Trad critica polarização e pede mais "entregas"
Ex-jogador anuncia volta ao Senado após 4 meses de afastamento.
Política
Romário retoma mandato no Senado após quatro meses de licença
Câmara Municipal de Campo Grande
Política
Câmara Municipal de Campo Grande vota três projetos e dois vetos em sessão desta quinta
alems direção foto luciana nassar
Política
ALEMS analisa projeto que cria campanha contra adultização infantil nas redes sociais

Mais Lidas

Rapaz foi morto na MS-165, em Aral Moreira
Polícia
Motociclista é executado e enfermeira do SAMU descobre que era o filho em MS
Campo-grandense está desaparecida desde o dia 15 de abril
Polícia
Desaparecida, campo-grandense é acusada de desviar R$ 40 mil de escola em SC
Militar estava internado sob escolta
Polícia
Após uma semana internado, morre subtenente que atirou na companheira
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande
Polícia
Foi passear e saiu preso! Reconhecimento facial não perdoa visitante na Expogrande