A senadora e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Simone Tebet (MDB-MS), primeiro local de tramitação da reforma da Previdência do Senado, declarou nesta segunda-feira (15) a impossibilidade de votar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em apenas três semanas. Segundo a senadora, todo tramite deve levar 60 dias.
A declaração de Simone frustra a previsão do Palácio do Planalto que tinha a pretensão de terminar a votação em 45 dias. “Esse prazo é muito otimista, mas com 60 dias é um tempo confortável”, afirmou.
A Câmara ainda precisa votar o texto em segundo turno, o que deve acontecer no início de agosto. “A PEC deve chegar no Senado no dia sete do mês que vem, se tudo der certo”, afirmou Tebet.
Os prazos ainda serão discutidos com os líderes de partidos. Uma questão que ainda gera muita discussão é a inclusão dos municípios e estados em uma proposta paralela. Tasso Jereisati (PSDB-CE) defende que devem ser feitas alterações apenas nesta outra PEC para evitar a devolução à Câmara a PEC principal, se houver alguma modificação na segunda Casa.
Mas Simone acha quem a Proposta de Emenda à Constituição paralela não deve incluir estados e municípios, mas sim dar a possibilidade dos mesmos conduzirem suas próprias reformas. Esse assunto, porém, deve ser discutido depois que a principal for votada.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Conheça os suplentes que devem assumir vagas de Zambelli e Glauber na Câmara

Com Edinho Silva, PT reúne lideranças e abre debate eleitoral em MS neste sábado

Conselho de Ética mantém sessão mesmo com ausência de Pollon

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Moraes derruba votação que livrou Zambelli e ordena perda imediata do mandato

Carlos Bolsonaro renuncia cargo de vereador do Rio de Janeiro

Especialistas reforçam segurança das urnas no encerramento do Teste 2025

Ex-vereador volta a responder ação sobre esquema que resultou na cassação de Bernal

TSE mantém "Tio Trutis" e esposa condenados por desvio de R$ 776 mil do fundo de campanha


Simone Tebet disse que prazo do governo de 45 dias é muito otimista (Folha de São Paulo)



