Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Saúde

Construtora HVM reinicia obras e coloca em risco saúde de trabalhadores

Os operários estão trabalhando próximos um dos outros elevando a propabilidade da proliferação do covid-19

31 março 2020 - 11h00Mauro Silva
Saúde

Construtora HVM reinicia obras e coloca em risco saúde de trabalhadores

Os operários estão trabalhando próximos um dos outros elevando a propabilidade da proliferação do covid-19

31 março 2020 - 11h00Mauro Silva    atualizado em 01/04/2020 às 15h29

Depois da flexibilização da quarentena para o setor da construção civil em Campo Grande, os trabalhadores do setor voltaram as suas funções nesta segunda-feira (30). De acordo com o prefeito, Marquinhos Trad (PSD), os empresários e responsáveis pelas obras deveriam adotar medidas de segurança para proteger a saúde de todos e evitar a proliferação do covid-19 . Porém, segundo denúncia anônima, a construtora HVM desrespeitou uma das regras básicas logo na entrada de uma de suas obras, Vertigo Premiium, na Travessa Ana Vani N 51 – centro, que é a distância de uma pessoa para a outra.  E pelo menos 80 funcionários ficaram aglomerados em frente ao empreendimento na manhã de ontem.

Ainda segundo a denúncia, na manhã desta terça-feira (31), a situação continua de mesma forma na obra e todos estão trabalhando sem a distância estabelecida pelas autoridades da saúde. Para entrar no local de trabalho, os funcionários enfrentam grandes aglomerações co que coloca em risco a saúde de todos.

Distância

Algumas imagens, que nos foram enviadas, mostram todos os operários aglomerados na entrada da obra, o que é contra as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que orienta as pessoas a manterem uma distância de pelo menos 1 metro (3 pés) de outro indivíduo.

Conforme o decreto do prefeito, as empresas terão de seguir as normas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho e as recomendações elaboradas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)  que incluem: fornecer lavatórios com água e sabão, além de sanitizantes, como álcool 70% e orientar os trabalhadores sobre o seu uso, quando do início dos trabalhos e pelo menos a cada duas horas.

O decreto também diz que as empresas deverão avaliar a possibilidade de aumentar abrir mais turnos de trabalho para evitar o congestionamento de ambientes fechados, bem como para evitar a aglomeração de pessoas no transporte coletivo. Deverão adotar, temporária e emergencialmente, o ponto por exceção, conforme previsão legal, para evitar aglomeração de pessoas em volta dos equipamentos de marcação, em horários de início e final de expediente.

Em relação ao número de funcionários, citado no site da prefeitura,  os canteiros de obras devem ter apenas 20 funcionários. Porém no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) essa restrição não está determinada o que leva as empresas do setor a usar a quantidade que bem entender. 

Resposta da construtora 

A HVM, em um comunicado enviado à nossa redação, respondeu que a empresa está cumprindo com as normas e rebate denúncia. 

Nota

Após edição do Diário Oficial de Campo Grande, Decreto Nº 14.218, de 26 de março de 2020, onde fica explícito no Art. 5º que "Fica revogado o art. 3º, do Decreto N. 14.208, de 20 de março de 2020", a HVM Incorporadora optou por retomar suas atividades nessa segunda-feira (30/03), observando todas as determinações contidas no decreto, em relação ao setor da construção, mediante cumprimento das notas técnicas expedidas pelo Ministério Público do Trabalho e das recomendações elaboradas pela CBIC - Câmara Brasileira da Indústria da Construção.

No início dos trabalhos os colaboradores foram reunidos, rapidamente, em frente ao empreendimento para reforçar as orientações de cuidados necessários para evitar o contágio do coronavírus (Covid-19), que assola nosso País e o mundo. Conforme imagens anexas, os colaboradores foram distribuídos em um espaço aberto (na rua), mantendo a distância de um metro e meio entre eles, para uma breve orientação por parte dos responsáveis da empresa.

Após a orientação, as medidas de prevenção foram aplicadas, desde a higienização das mãos em pias/lavatórios (instalados na entrada obra), assim como a disponibilização de álcool em gel, bem como aferição de temperatura e distribuição de máscaras. Os cuidados com equipamentos utilizados na execução dos serviços também estão sendo atendidos de acordo com especificações da Prefeitura Municipal e da CBIC.

O horário de entrada dos funcionários e o horário de almoço estão sendo alternados para que se possa atender as distâncias mínimas exigidas. Colaboradores e prestadores de serviço com idade acima de 60 anos foram dispensados e somente retornarão ao trabalho após liberação dos órgãos competentes.

A integridade da saúde dos nossos colaboradores e parceiros é a nossa prioridade, por isso, estamos atentos às determinações dos órgãos de saúde e das demais autoridades competentes quanto às medidas que devem ser tomadas para a prevenção do COVID-19. E reiteramos que estamos tomando todos os cuidados necessários para contribuir para a prevenção e impedir o avanço da doença em nossa cidade e nosso Estado.

Fotos mostram os cuidados com os operários

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Linha de esmaltes retiradas de circulação
Saúde
Anvisa recolhe esmaltes em gel com substância proibida
Azeites foram retirados de circulação
Saúde
Anvisa determina apreensão de azeite de oliva extravirgem
Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul - Foto: Vitor Ilis
Saúde
Alta procura pela Defensoria escancara crise na saúde pública em Campo Grande
Hemodiálise recebem novos repasses
Saúde
Ministério da Saúde aumenta em 15% os repasses para hemodiálises
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Saúde
Inquérito civil apura falta de acesso a ecocardiograma fetal pelo SUS em Campo Grande
Médicos participaram do Saúde e Bem-Estar
Saúde
JD1TV: Especialistas reforçam importância da informação e da doação de órgãos
As áreas técnicas terão prazo máximo de 180 dias para efetivar a oferta no SUS
Saúde
SUS passa a adotar antibiótico para prevenir sífilis e clamídia
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
Saúde
Pesquisadoras do Humap participam de treinamento internacional em Buenos Aires
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Saúde
MPMS abre investigação sobre negativa de tratamento cardíaco por plano de saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV
Saúde
Campo Grande passa a usar raio-X com Inteligência Artificial para diagnóstico rápido de HIV

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS