Menu
Busca terça, 04 de agosto de 2020
(67) 99647-9098
Saúde

Hospital Regional disponibiliza 48 leitos para atender casos de coronavírus

Além dos leitos, a direção do hospital está preparada para abrigar 800 pacientes em ventilação mecânica

19 março 2020 - 09h15Mauro Silva, con informações da assessoria

A diretora-presidente do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, Rosana Leite de Melo, afirmou nesta quinta-feira (19) que andar inteiro do hospital ficará disponível para atendimento a eventuais pacientes da Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. Essa determinação atende as normas do da Secretaria de Estado de Saúde (SES), que desde o último dia 5 de março definiu a Unidade como referência para o tratamento da doença no Estado. Ainda de acordo com a direção do local, a unidade está preparada para abrigar 800 pacientes em ventilação mecânica num período de quatro meses.

“o hospital passa por alterações estruturais, como a abertura do PAM 2, que a partir de segunda-feira vai atender, em princípio, pacientes não relacionados ao coronavírus. Este novo PAM, que é parte da estrutura do ambulatório, tem capacidade de oito ventiladores na área vermelha”, explica a diretora-presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo.

Uma equipe médica também foi disponibilizada pata atender exclusivamente os servidores da instituição. A distribuição criteriosa de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras e óculos dentro do estabelecimento, está na lista de procedimentos. “Também estruturamos o hospital para, se preciso, abrigar 800 pacientes em ventilação mecânica num período de quatro meses, dentro de um provável cenário de emergência utilizando os leitos de enfermaria”, salienta a diretora.

A unidade está adotando outras ações de “desospitalização”, entre elas: nos próximos quatro meses, o PAM será totalmente regulado, ou seja, não irá atender demanda espontânea. Essa medida se dá para evitar o fluxo de pessoas no local, que varia entre 80 e 100 pacientes, fora os acompanhantes, que geralmente somam mais de 200 pessoas em um espaço de 162 metros quadrados. A diminuição das visitas e a suspensão de cirurgias eletivas (exceto as oncológicas, e de urgência e emergência) também foram anunciadas pelo Hospital.

Ambulatórios

A suspensão do atendimento em alguns ambulatórios é outra decisão que o HRMS está tomando para diminuir a aglomeração de pacientes na unidade. No entanto, de acordo com a diretora Rosana Leite, alguns ambulatórios e serviços continuarão atendendo, sendo eles: Clínica da Dor Crônica; ICC (Insuficiência Cardíaca Congestiva); TAP (Tempo de Atividade da Protrombina); egressos de cirurgia de cabeça e pescoço; egressos de cirurgia geral; egressos de cirurgia pediátrica; gestantes de alto risco; hematologia; oncologia clínica; egressos de oncologia cirúrgica; egressos de urologia; follow up; paracentese; pulsoterapia; e serviços de imagem.

Como medida emergencial no período, o Hospital Regional deixará temporariamente de realizar exames de imagem, exceto os de urgência e emergência. “Essas medidas serão mantidas durante a vigência da pandemia do coronavírus, com o objetivo único de preservar a saúde e a integridade da população”, conclui a presidente do HRMS.

Vacinne

Deixe seu Comentário

Leia Também

Saúde
Prefeito sugere tratar coronavírus com aplicação de ozônio pelo ânus
Saúde
Delcídio recebe alta seis dias após segunda internação
Saúde
Cai números de acidentados internados na Santa Casa
Saúde
MS tem 26.645 casos e 421 mortes por coronavírus
Saúde
AO VIVO - Estado atualiza casos de coronavírus
Saúde
Pai de vereador, apóstolo da El Shaddai está entubado com coronavírus
Saúde
Coronavírus: OMS prevê que pandemia irá durar um longo tempo
Saúde
Novos 264 casos de coronavírus e 15 mortes são registradas em MS
Saúde
Pesquisa aponta que 40% das pessoas desconhecem o glaucoma
Saúde
Coronavírus: Nova Andradina entra em colapso

Mais Lidas

Polícia
Desaparecido há 11 dias, familiares e amigos procuram por Dudu
Oportunidade
Funtrab tem vaga para confeiteiro, azulejista, capataz e outras
Saúde
Prefeito sugere tratar coronavírus com aplicação de ozônio pelo ânus
Geral
Thiago Bueno foi encontrado e está bem, confirma esposa