A Santa Casa de Campo Grande, por meio do serviço de oftalmologia do hospital, irá realizar no próximo sábado (25) uma campanha para a prevenção do glaucoma, no saguão principal da Unidade de Trauma, das 8h às 16h. A ação gratuita terá exames e palestras.
A campanha celebrará o "Dia do Combate ao Glaucoma" (26 de maio), com a realização de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, exame preventivo para glaucoma e simulador de glaucoma com óculos de realidade virtual. Além de palestras educativas com os temas: “Hábitos saudáveis de alimentação”, “A importância da atividade física” e “Bem-estar, equilíbrio e qualidade de vida”.
Mais informações pelo telefone: 67 3322-4092.
Glaucoma
O Glaucoma é uma doença neurodegenerativa caracteriza pela atrofia do nervo óptico o que leva a perda visual progressiva e até cegueira caso não seja feito o diagnóstico e instituído tratamento imediato. A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirma que a doença afeta mais de um milhão de brasileiros e, em 2020, deve atingir 80 milhões de pessoas no mundo. Constitui-se a segunda causa de cegueira no mundo. E para diagnosticá-la é preciso medir a pressão ocular e avaliar o nervo óptico.
Trata-se de uma doença silenciosa que atinge 2% dos brasileiros acima dos 40 anos. Outros fatores de risco são pessoas com alta miopia, asiáticos, afrodescendentes, história familiar e diabetes. Por se tratar de uma doença assintomática, inicialmente, a única maneira de se prevenir é através da consulta regular com um médico oftalmologista.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Fratello Transplantes comemora 1 ano do primeiro transplante de fígado realizado em MS

MS reforça empenho para conter avanço do sarampo vindo da Bolívia

Câmara aprova criação de programa que fiscaliza regulação de leitos do SUS

Tem asma? Pacientes são convidados para estudos clínicos na Capital

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave estão em queda, diz Fiocruz

Especialista discute câncer de boca e lesões orais no Saúde e Bem-Estar desta sexta

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose
