Mato Grosso do Sul receberá nesta quinta-feira, dia 19, um lote contendo mais de 7,8 mil doses da vacina contra a dengue, que servirá para imunizar os trabalhadores da Atenção Primária à Saúde.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan e está destinada exclusivamente aos trabalhadores dessa área. As doses chegam em um momento de crescimento dos casos no Estado.
Essas doses integram a estratégia nacional de vacinação de trabalhadores da APS do SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o país.
O imunizante é indicado para pessoas de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, independentemente de infecção prévia pela doença e sem histórico de vacinação anterior contra a dengue com outro imunizante. Nesta etapa inicial, a vacinação contemplará exclusivamente trabalhadores que atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) também recebeu do Ministério da Saúde o guia orientativo com as indicações e diretrizes que irão nortear a aplicação do imunizante e subsidiar o alinhamento com os municípios, garantindo o início oportuno da vacinação no Estado.
Estão incluídos na vacinação profissionais de saúde que exercem atividades assistenciais e de prevenção, como médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e odontólogos; equipes multiprofissionais, como nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais e farmacêuticos; Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias; além de trabalhadores administrativos e de apoio das unidades, como recepcionistas, vigilantes, equipes de limpeza, cozinheiros, auxiliares e motoristas de ambulâncias, entre outros.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Investigação do MPMS mira entrega de sondas e fraldas em Campo Grande

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

SES, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS

Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público

Com nenhuma morte registrada, MS já soma 79 confirmações de dengue


Imunizante do Instituto Butantan será destinado, nesta primeira remessa, exclusivamente a profissionais das UBSs (Divulgação/Governo de SP)


