Menu
Menu
Busca quinta, 28 de março de 2024
Agronegócio

Sustentabilidade no novo agro será discutida durante a Campo Grande Expo

Evento acontece em maio, na capital

24 março 2019 - 08h56Da redação com assessoria

As perdas e os desperdícios de alimentos ocorrem ao longo de toda a cadeia de valor agrícola e em todas as fases da produção até chegar à mesa, reflexo da ineficiência dos nossos sistemas alimentares. A sensibilização é fundamental. Pensando nisso, a Campo Grande Expo quer, nesta segunda edição, facilitar o diálogo entre as partes interessadas, impulsionar a inovação e a criação de políticas e estratégias, além de compartilhar as melhores práticas.

Com as crescentes restrições de recursos naturais e a necessidade de aumentar a produção agrícola global em 60% até 2050, o combate ao desperdício torna-se uma prioridade no desenvolvimento global sustentável. Pesquisas revelam que cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são perdidos e desperdiçados por ano no mundo, o equivalente a 24% de todos os alimentos produzidos para o consumo humano.

O que pode ser feito para reduzir as perdas e desperdícios de alimentos, preservar nossos ecossistemas e reduzir o impacto das mudanças climáticas? Esta é a proposta da Campo Grande Expo, demonstrar durante os cinco dias de evento todos os benefícios de um alimento sustentável, desde sociais, produtos seguros e saudáveis até oportunidades educacionais.

Para a empresária e presidente da Campo Grande Expo, Alessandra Piano, combater é mais eficiente do que expandir a produção de alimentos. “Uma alternativa que vem ganhando visibilidade em todo o mundo é a gastronomia sustentável que leva em conta a preocupação ambiental, de saúde e social. Alimentos sustentáveis são mais saudáveis para as pessoas e para o planeta. É isso que mostraremos na feira”, completa Alessandra Piano.

Intitulada AgroFood, o público poderá conferir de perto os benefícios dos alimentos sustentáveis para as pessoas e para as indústrias; o crescimento dos alimentos orgânicos; como combater o desperdício dos alimentos e seus dilemas; cases de sucesso de empresas que já adotam esse sistema; além de chefs de cozinha que vão mostrar na prática deliciosos pratos utilizando alimentos saudáveis. O público-alvo serão expositores, agricultores, extensionistas, pesquisadores, profissionais, estudantes e empresários do setor de alimentação.

 Sobre o evento

 Entre os destaques da próxima edição a área para lavoura e as dinâmicas de máquinas, com apresentações ao vivo de equipamentos, implementos e acessórios lançados pelos expositores. Outro atrativo para o produtor são os treinamentos e capacitações, até agora já são 50 temas diferentes, com apoio da Fundação Dom Cabral. “A ideia é que o evento seja uma Feira Escola, para difusão de tecnologias”, completa Alessandra Piano.

Conectada com as novas tecnologias e na agricultura 4.0, a Campo Grande Expo está preparando ainda um Hackathon, evento realizado em prol do desenvolvimento de startups voltados ao agronegócio. A tecnologia bastante presente no evento. O evento acontece de 28 de maio a 1º de junho, na capital sul-mato-grossense, na MS 060, KM 02, das 8h às 18h. Entrada franca.

Reportar Erro
Fapec Caarapo

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS entra na lista de estados livres da Febre Aftosa
Agronegócio
MS é reconhecido como Estado livre da febre aftosa sem vacinação
Difusor 7 Estrelas, eleito um dos 7 da Sete, destaque na prova da Confraria da Carcaça, 4,8 de marmoreio
Agronegócio
84ª Expogrande: circuito de leilões começa neste sábado com 40 touros nelore P.O
Riedel dá boas vindas aos participantes
Agronegócio
MS sedia Conferência de Nuffield com 1800 participantes
Soluções para a crise da agricultura foram o tema da reunião
Agronegócio
Governador se reúne com o Ministro da Agricultura para achar solução para crise do setor
Verruck representará MS em Bruxelas para tratar sobre as novas leis sobre exportações
Agronegócio
Verruck representará MS em Bruxelas para tratar sobre as novas leis sobre exportações
Eduardo Riedel durante visita à Copasul em julho do ano passado
Agronegócio
Com investimento de R$ 1,4 bilhão, MS terá nova indústria da Copasul em Naviraí
Riscos foram alertados pelo órgão
Agronegócio
Iagro alerta sobre riscos de compra de mudas irregulares e até 'doença greening'

Mais Lidas

Artistas confirmadas na Expogrande 2024
Comportamento
Expogrande 2024 divulga programação dos shows; confira as datas
Local onde aconteceu o confronto
Polícia
JD1TV AGORA: 'Tigrão do PCC' morre em confronto com o Choque na Capital
Caso aconteceu em uma das lojas de roupa do shopping
Polícia
'Pai de santo' tenta furtar calça em loja de shopping de Campo Grande
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow
Polícia
De empresários a policiais civis, veja quem são os alvos na Operação Snow