Menu
Menu
Busca quarta, 04 de março de 2026
Gov Dá para chegar lá - Fev25
Brasil

Governo Federal suspeita de origem de óleo que afeta a costa brasileira

Presidente Bolsonaro disse não poder revelar ainda o país de origem do óleo

08 outubro 2019 - 08h15Vitória Ribeiro, com informações Agência Brasil    atualizado em 08/10/2019 às 08h21

O presidente Jair Bolsonaro disse na segunda-feira (07) que já há uma suspeita sobre a origem da mancha de petróleo que atinge o litoral do Nordeste desde o mês passado. Segundo ele, o mais provável é que tenha sido um vazamento causado por um navio e que o produto não é produzido e nem comercializado no Brasil, porém Bolsonaro disse não poder revelar ainda o país de origem do óleo. 

"O que está constatado é que existe um DNA desse petróleo. Ele não é produzido no Brasil nem comercializado no Brasil. Aproximadamente 140 navios fizeram trajeto por aquela região, pode ser algo criminoso, pode ser um vazamento acidental, pode ser um navio que naufragou também. Agora, é complexo, existe a possibilidade, temos no radar um país que pode ser o da origem do petróleo e continuamos trabalhando da melhor maneira possível não só para dar uma satisfação para a sociedade, como colaborar na questão ambiental", disse na entrada do Ministério da Defesa, após comandar uma reunião de emergência sobre o assunto, que teve a participação dos ministros Fernando Azevedo (Defesa), Ernesto Araújo (Relações Exteriroes), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia).

Um inquérito foi aberto pela Polícia Federal (PF), na semana passada, para apurar a origem da substância. A contaminação também é monitorada por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) desde o dia 2 de setembro, quando as primeiras manchas foram localizadas no litoral nordestino. 

Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, esteve no litoral de Sergipe acompanhando o trabalho de técnicos ambientais. Pelo Twitter, ele informou que já foram retirados do bar cerca de 100 toneladas de borra de óleo.

"Em Sergipe, vistoriando o local de óleo nas praias. Desde o dia 02 de setembro as equipes do Ibama e ICMBio, junto aos 42 municípios, marinha e demais órgãos no recolhimento de mais de 100 toneladas de borra de petróleo", conforme o tweet de Ricardo Salles.

Bolsonaro também determinou, por meio de decreto, publicado no último sábado (5), uma investigação sobre as causas e a responsabilidade sobre o derramamento do óleo. No despacho, o presidente determinou que sejam apresentados, no prazo de 48 horas, dados coletados e as providências tomadas sobre o problema ambiental. 

A investigação envolve a PF, o Comando da Marinha, o Ibama e o ICMBio. As manchas já atingem o litoral de todos os estados do Nordeste e segue se movimentando pela costa brasileira. 

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Daniel Vorcaro, dono do banco Master
Brasil
Vorcaro mantinha estrutura de intimidação de pessoas, cita ministro
Foto: Agência Gov
Brasil
Receita Federal anuncia no próximo dia 16 as regras do Imposto de Renda 2026
A relatora do projeto que avalia o acordo, Tereza Cristina, e o presidente da CRE, Nelsinho Trad
Brasil
Senado acelera votação de acordo comercial entre Mercosul e União Europeia
Presidente do Senado informou ter consultado a Advocacia do Senado e a Secretaria-Geral da Mesa para decidir
Brasil
Davi Alcolumbre mantém quebra de sigilo de Lulinha aprovada na CPMI do Crime Organizado
Daniel Vorcaro quando deixou o CDP2, Centro de Detenção Provisória em Garulhos
Brasil
Daniel Vorcaro é preso em São Paulo em nova operação da Polícia Federal
Auditor da Receita fiscaliza cargas em aduana do Aeroporto Internacional do Galeão
Brasil
Brasil e México ampliam cooperação nas alfândegas
Aeroporto Internacional Tom Jobim (RJ)
Brasil
Brasil atualiza regra de permanência sem visto para a União Europeia
Vacinação
Saúde
Vacina contra herpes-zóster avança no Congresso e pode entrar no SUS
Irmãos de 6 e 9 anos passam mal ao comer doces enviados pelo ex da mãe
Brasil
Irmãos de 6 e 9 anos passam mal ao comer doces enviados pelo ex da mãe
Pé-de-Meia
Brasil
MEC paga parcelas do Pé-de-Meia a estudantes nascidos em maio e junho nesta segunda-feira

Mais Lidas

Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça nega medida protetiva a menina que denunciou estupro de pastor em Campo Grande
Lua de sangue
Geral
Lua de Sangue: Eclipse deixará a lua vermelha nesta terça-feira
Cadeia pública - Foto: Ilustrativa / Reprodução
Polícia
Policiais presos em cadeia na Capital enfrentam riscos em contato com detentos comuns
Conceito de fé - Foto: Ilustrativa / Jcomp / Freepik
Polícia
Pastor com cargo na prefeitura de Campo Grande é alvo de B.O por estupro de adolescente