Menu
Busca sexta, 29 de maio de 2020
(67) 99647-9098
Cidade

"Pint of Science" será em bares de Campo Grande e Aquidauana

O festival tem o objetivo de discutir assuntos da ciência de forma descontraída

15 maio 2019 - 16h50Matheus Henrique, com informações da assessoria

O festival internacional de divulgação científica “Pint of Science” será realizado na próxima semana, de 20 a 22 de maio em Campo Grande e em Aquidauana, com organização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Com uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, o evento começou em 2013 e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O "Pint of Science" acontece em bares, com o objetivo de discutir assuntos da ciência de forma descontraída. "A fórmula do sucesso é simples: bons cientistas, excelente organização e um bar! O objetivo do festival é derrubar intermediários entre o cientista e a sociedade, estabelecendo um canal direto de conversa", diz o texto de apresentação no site do evento. 

Em Campo Grande, o evento terá a participação de pesquisadores da universidade e de outras instituições de ensino e pesquisa, com coordenação local da professora Ana Paula da Costa Marques, do Instituto de Biociências (Inbio/UFMS). Já em Aquidauana, a coordenação local é do professor Leandro Bezerra de Lima, do câmpus de Aquidauana (CPAQ). 

Entre os participantes estão os professores Dênis Pires de Lima, do Instituto de Química (Inqui), que falará sobre “Detergentes Naturais para Combater Doenças Transmitidas por Aedes aegypti”, pesquisa premiada na Alemanha, e Maria Rita Marques, do Inbio, com o tema “Controle Biológico de Fungos Causadores de Doenças em Plantas”.

Programação 

Ao todo, serão promovidas seis conversas, distribuídas entre os bares Saideira Classic Bar e Hook Beers Park.

No dia 20 de maio, os temas abordados:

Na Saideira Classic Bar: “Tuberculose atrás das grades”. Palestrantes: Marli Marques – Fiocruz; Everton Ferreira Lemos – Unigran/CG; Erica Carolina Rocha – MJ GovBR

No Hook Beers Park: “O futuro das Tradições nos museus das ciências”. Palestrantes: Sara Bernal – Iphan; Dirceu Maruício Van LOnkhuijzem – UCDB; Lia Raquel Toledo Gaspes – UFMS.

No dia 21

Saideira Classic Bar: “Práticas e saberes da mente”. Palestrantes: Alex Sander Bachega – Psicólogo; Aline Henriques Reis – UFMS; Priscila Maria Marcheti – UFMS

Hook Beers Park: “Alternativas sustentáveis para o controle de doenças na saúde humana e na agricultura”. Palestrantes: Denis Pires de Lima – UFMS; Maria Rita Marques – UFMS; Antônia Raida Roel – UCDB.

No dia 22

A programação do Saideira terá como tema “Barragens em MS, contaminação e Saúde Humana”. Palestrantes: Nelson Otávio da Motta Vieira – UFMS; Luciana Carla Mancino – Pesquisadora; Celina Aparecida Dias – Pesquisadora; Camila Ferreira Serratine – Cons. Ambiental.

Já no Hook Beers Bar o tema da palestra será “Inteligente ou adaptativo, seu lar é onde você está! Inovação ou mobibilidade, que é a sua?”. Palestrantes: Driely Sol Zanatto – UFMS; Kwok Chiu Cheung – UCDB.

A programação está disponível no site do “Pint of Science”. Não há necessidade de inscrição. A entrada é gratuita e não há emissão de certificado.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cidade
Prefeitura da capital realiza sorteio de apartamentos nesta sexta
Cidade
Nove bairros recebem o serviço de fumacê nesta quinta-feira
Cultura
UFMS estuda revitalizar Autocine
Cidade
Com asfalto e piscinão, recapeamento no Nova Lima entra na reta final
Cidade
Pandemia é o maior problema em MS, mostra pesquisa Ranking
Cidade
Veja os bairros onde o fumacê contra o Aedes Aegypti passará nesta tarde
Cidade
MS teve menos 1.871 crimes nos primeiros quatro meses de 2020
Cidade
Nova Lima começa a receber drenagem para novos 20km de asfalto
Cidade
Barreiras sanitárias da capital terão exames prontos em 10 minutos
Cidade
"Não vamos pagar a folha de julho", diz Pedrossian se ajuda federal demorar

Mais Lidas

Polícia
Jovem é executado durante partida de futebol
Economia
Compras com auxílio emergencial poderão ser pagas via celular
Cidade
Prefeitura da capital realiza sorteio de apartamentos nesta sexta
Política
Paulo Corrêa tem melhor avaliação na Assembleia, diz pesquisa