Com o objetivo de chamar a atenção quanto ao crime ambiental das queimadas e do perigo das ocorrências de incêndios em terrenos baldios, a Campanha Agosto Alaranjado terá diversas ações voltadas para estudantes, blitz ambiental e palestras educativas para a população durante todo o mês. O tema escolhido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos em 2019 é “Onde tem Queimada, não tem saúde!”.
A temática destaca ainda o perigo de doenças respiratórias, alergias e queimaduras neste período devido aos focos de incêndios. Caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação, agosto tende a ser um dos piores meses em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios. A campanha busca evitar essa situação ao promover a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação da cidade.
Instituída por lei, a campanha acontece em 40 escolas da capital que receberão palestra sobre o tema. Também contará com capacitação dos gestores dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz educativas e conversa com moradores.
O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza a importância da conscientização e apoio da população no combate às queimadas urbanas. “A administração municipal hoje atua próxima às comunidades, unindo esforços no sentido de conscientizar a população na mudança de comportamento daqueles que ainda insistem em que atear fogo como forma de limpar o terreno. Além do trabalho de fiscalização que fazemos no enfrentamento dessas ocorrências”.
A Prefeitura disponibiliza o canal do Disque Denúncia 156 para o atendimento às denúncias relacionadas a queimadas para fins de limpeza de terrenos baldios.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Fechamento no entorno da Ary Coelho durante comemorações de Natal gera críticas de lojistas

VÍDEO: Carro fica destruído após árvore cair durante temporal no centro de Campo Grande

Pedido antigo dos moradores, obra do Shopping Popular chega a 45% em Três Lagoas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande

Vídeo: 'Cadê a Prê?' - moradora reclama de buracos em rua do Jardim Paulista

MP cobra explicações sobre acesso a leitos de urgência do SUS em Campo Grande

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande


Caso a população não se conscientize, agosto pode ser o pior mês em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios (Reprodução)




