Menu
Menu
Busca terça, 17 de março de 2026
Gov Rota Celulose Mar26 Capa
Cidade

Palestras em escolas e blitz ambiental marcam Agosto Alaranjado

Campanha realizada em Campo Grande alerta sobre os riscos das queimadas

03 agosto 2019 - 13h29Rauster Campitelli, com informações da assessoria    atualizado em 03/08/2019 às 14h22

Com o objetivo de chamar a atenção quanto ao crime ambiental das queimadas e do perigo das ocorrências de incêndios em terrenos baldios, a Campanha Agosto Alaranjado terá diversas ações voltadas para estudantes, blitz ambiental e palestras educativas para a população durante todo o mês. O tema escolhido pelo Comitê Municipal de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e Urbanos em 2019 é “Onde tem Queimada, não tem saúde!”.

A temática destaca ainda o perigo de doenças respiratórias, alergias e queimaduras neste período devido aos focos de incêndios. Caso a população não aja com consciência e continue descartando lixo irregularmente e ateando fogo em vegetação, agosto tende a ser um dos piores meses em número de ocorrências de incêndio em terrenos baldios. A campanha busca evitar essa situação ao promover a discussão junto à comunidade, otimizar a gestão, o monitoramento, a prevenção e o combate ao uso de fogo na vegetação da cidade.

Instituída por lei, a campanha acontece em 40 escolas da capital que receberão palestra sobre o tema. Também contará com capacitação dos gestores dos Centros de Educação Ambiental (CEAs), divulgação dos alertas sobre incêndio, inserção das informações para denúncias nas contas de água e luz, cursos de combate a incêndio nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs), blitz educativas e conversa com moradores.

O secretário municipal do Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enfatiza a importância da conscientização e apoio da população no combate às queimadas urbanas. “A administração municipal hoje atua próxima às comunidades, unindo esforços no sentido de conscientizar a população na mudança de comportamento daqueles que ainda insistem em que atear fogo como forma de limpar o terreno. Além do trabalho de fiscalização que fazemos no enfrentamento dessas ocorrências”.

A Prefeitura disponibiliza o canal do Disque Denúncia 156 para o atendimento às denúncias relacionadas a queimadas para fins de limpeza de terrenos baldios.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Marcas no corpo da criança - Foto:WhatsApp / JD1
Polícia
Criança é surrada pelo próprio pai; mãe busca proteção na Polícia Civil em Campo Grande
A iniciativa faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida
Cidade
Sorteio de 80 apartamentos no Residencial Nova Bahia acontece em abril
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Justiça
TJMS aumenta pena de homem que matou cachorra da ex-companheira em Campo Grande
Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul
Saúde
População sofre com longa espera por exame cardíaco, e investigação é aberta na Capital
Momento do crime - Foto: Arte / JD1
Polícia
Vídeo mostra execução a tiros e correria generalizada em adega lotada no Jd. Vida Nova
Divulgação / PMMS
Polícia
PM prende traficantes e fecha 'biqueira' no Jardim Los Angeles, em Campo Grande
Local do Crime -
Justiça
Justiça barra recurso e acusado de tentativa de feminicídio vai a júri em Campo Grande
Foto: Divulgação
Cidade
Semana inicia com implantação de rede de esgoto em cinco bairros da Capital
Foto: Fundtur
Cidade
Polícia Militar forma primeira turma do Curso de Policiamento Turístico
Banheiro - Foto: Ilustrativa / Foto:  Mrsiraphol / Freepik
Polícia
Padrasto é preso após filmar enteada durante banho em Campo Grande

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros iniciou as buscas pela vítima
Polícia
Pescador escorrega de barranco, cai no rio e desaparece em Rochedo
Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Viatura do Batalhão de Choque na chegada a Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Ataque a tiros em conveniência deixa um morto e três feridos no Vida Nova
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS