A rua 14 de Julho recebeu, nesta segunda-feira (10), o monumento em alusão ao relógio que marcou a vida cultural e a história econômica e social de Campo Grande. Ele foi instalado justamente onde o original ficou por muitos anos, no cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena.
Isso foi possível porque durante as escavações das obras de requalificação da rua 14 de Julho, operários encontraram a base original do relógio, um marco do desenvolvimento da capital de Mato Grosso do Sul.
Na análise do historiador Eronildo Barbosa, o antigo relógio da rua 14 de Julho tem uma importância imensa para a história econômica e social de Campo Grande. Desde a sua instalação, no ano de 1933, se transformou em um símbolo do progresso e do processo de urbanização que Campo Grande vivenciava. “Ele foi testemunha por quase três décadas de muitos carnavais, comícios políticos, footings, shows e namoros. A vida cultural da Cidade Morena circulava em torno do relógio. Era um ponto de encontro importante e sagrado. Tanto que, em outro formato, está voltando para o lugar que não deveria ter saído”, avaliou.
Em 1970, o relógio foi demolido. Em junho do ano 2000, foi inaugurada uma cópia em alvenaria, entre a avenida Afonso Pena e a Calógeras. Setores organizados da sociedade tomaram a iniciativa de reconstruir o relógio e, visando a perpetuação do mesmo, ele foi totalmente construído em concreto armado, sendo concluído poucos dias antes da celebração dos 100 anos da cidade.
Veja o momento que a estrutura chegou ao local para ser instalada.
*Crédito do vídeo: Manchete Popular
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande

Vídeo: 'Cadê a Prê?' - moradora reclama de buracos em rua do Jardim Paulista

MP cobra explicações sobre acesso a leitos de urgência do SUS em Campo Grande

Sindicato confirma greve de ônibus na segunda-feira na Capital

Prazo para aproveitar Refis termina às 19h desta sexta-feira na Capital

VÍDEO: Palco para o show do 'Natal dos Sonhos' gera indignação no Centro de Campo Grande

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Prefeitura obtém liminar e livra servidores da "folha secreta" do imposto de renda

Divulgada lista de inscritos para 96 apartamentos no Jorge Amado; Confira


O relógio foi instalado no cruzamento da rua 14 de Julho com a avenida Afonso Pena (Mauro Silva)



