Nesta quarta-feira (2), espectadores sortudos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País terão a chance de observar um eclipse solar que acontecerá ao entardecer, próximo ao pôr do sol. Em Mato Grosso do Sul, o eclipse parcial do sol terá início às 16h46, e o fim será às 18h26.
Embora ele NÃO seja visível no Brasil como anular, o famoso "anel de fogo", o fenômeno promete ser bastante especial. Isso porque na parte sul das regiões Sudeste e Centro-oeste e em toda a região Sul, o eclipse poderá ser visto como parcial.
E quanto mais ao sul, maior será a área eclipsada (encoberta pela Lua). No extremo sul da América do Sul, por exemplo, numa faixa que inclui o Chile e a Argentina, o eclipse poderá ser observado como anular.
Por que o 'anel de fogo'?
Um eclipse anular é um tipo especial de eclipse solar. Nesses casos, a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, mas se alinha entre a Terra e a nossa estrela no formato característico de "anel de fogo".
"Esse tipo de eclipse ocorre quando a Lua está em seu apogeu, o ponto mais distante de sua órbita da Terra, ou próxima deste ponto, fazendo com que pareça menor do que o Sol no céu", diz Josina Nascimento, astrônoma do ON (Observatório Nacional).
E como a Lua está mais distante da Terra e parece menor que o Sol, ela não chegar a cobrir completamente o nosso astro. Como resultado disso, a Lua surge como um "disco escuro" em cima de um disco maior e brilhante (o Sol), criando o que parece ser um anel ao redor do nosso satélite natural.
Com g1
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Hamburgueiros de MS vão ao 9º Burger Fest MT com três receitas autorais

Campo Grande recebe show da turnê "Simplesmente Roupa Nova" em agosto

Parque inspirado no Sonic estreia em shopping da Capital

Primeira filha de Ludmilla e Brunna Gonçalves nasce nos EUA

12ª edição do Desapega acontece neste sábado em Campo Grande

Cresce número de crianças registradas apenas com o nome da mãe em MS

Gelateria em Campo Grande une sabor e solidariedade em prol da AACC/MS

Pavan reconhece "transformação anônima" de reeducandos em entrega de escola reformada

Festival do Hambúrguer terá opções veganas pela primeira vez; confira
