O Ministério da Justiça informou que irá restringir, a partir da próxima segunda-feira (26), a entrada de imigrantes que não possuem visto de entrada no Brasil, em meio a denúncias de que o país tem sido usado como rota de organizações criminosas para tráfico de pessoas.
A determinação do ministério foi baseada em um relatório da Polícia Federal. No documento, a investigação aponta que a maioria dos imigrantes que pedem refúgio no Brasil não tem motivações que justifiquem a admissão como refugiados.
A maior parte dessas pessoas vem do Sul da Ásia e de países do continente africano, com o objetivo de entrar ilegalmente nos Estados Unidos e no Canadá.
Entre janeiro de 2023 e junho deste ano, mais de 8 mil imigrantes pediram refúgio no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.
Novas regras
O secretário Nacional de Justiça, Jean Uema, informou quem entrar com um pedido de refúgio no Brasil terá que provar que está sendo perseguido no país de origem para ter autorização para ingressar em território brasileiro.
"O que vamos fazer: identificando viajantes que não possuem visto de entrada no território brasileiro e estão em trânsito para outros países, mas não há risco real de perseguição, essas pessoas serão inadmitidas para entrada no território brasileiro", explicou Uema.
Segundo ele, a inadmissão é um mecanismo na lei brasileira de imigração, sem ofensas às garantias internacionais que o Brasil aderiu do ponto de vista do refúgio.
"O Brasil está se transformando numa rota de contrabando de imigrantes e tráfico de pessoas operado por organizações criminosas. Então o nosso compromisso é interromper com essas rotas de tráfico", frisou Uema.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Família da Capital conta milagre que recebeu por intercessão de Carlo Acutis

JD1TV: De mãe atípica a influenciadora, conheça o trabalho de Gisele Mendonza

Foto antiga de escola junta namoradinhos de infância 85 anos depois

Expogrande começa quinta-feira com expectativa de superar edição anterior

Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores

Feira de adoção acontece em abril com evento sobre direitos dos animais na Capital

Chuvas não afetam operações no Aeroporto de Campo Grande

JD1TV: Com Giovanna Antonelli e Ana Hickmann, DelasDay reúne mulheres para capacitação

Dia Internacional da Síndrome de Down: associação faz gincana nesta sexta na Capital
