Menu
Menu
Busca domingo, 06 de abril de 2025
Comportamento

Píton albina será nova integrante do Bioparque Pantanal; ajude a escolher o nome!

O animal exótico está impossibilitada de retornar à natureza em razão da perda das suas defesas naturais

20 novembro 2024 - 10h51Brenda Leitte, com Gov MS

Uma píton albina (Python bivittatus) fêmea, com 2,5 metros de comprimento, ganhará uma nova oportunidade de vida no Bioparque Pantanal. O animal exótico será o mais novo habitante do maior circuito de aquários de água doce do mundo, nos próximos dias. Uma enquete para a escolha do nome do animal será lançada na página oficial do Instagram do Bioparque e você poderá ajudar nessa escolha tão importante!

Impossibilitada de retornar à natureza em razão da perda das suas defesas naturais e por se tratar de um animal exótico, a píton terá um papel importante na educação ambiental, voltado para estudantes e o público em geral, como explica a diretora-geral do Bioparque Pantanal, Maria Fernanda Balestieri.

“O Bioparque desempenha um papel primordial na Educação Ambiental e na conservação da biodiversidade, alinhando-se ao conceito moderno de aquários e zoológicos”, frisa a diretora. Ainda segundo ela, "as serpentes despertam grande curiosidade na população e têm um papel fundamental na ciência, na preservação do meio ambiente e no controle populacional de outras espécies”.

A píton foi resgatada pela PMA (Polícia Militar Ambiental) em um circo no município de Amambai, onde era usada como atração circense até 2023. O uso de animais em apresentações é proibido no estado de Mato Grosso do Sul, conforme a lei estadual nº 3.642/2009.

Considerada uma das maiores espécies de serpentes do mundo, a píton pode atingir até oito metros de comprimento e pesar 100 kg na fase adulta. A espécie é originária do continente asiático e é considerada exótica no Brasil, ou seja, não pertence à fauna local.

Essas serpentes habitam florestas tropicais úmidas, manguezais e planícies alagadas em países como Bangladesh, Camboja e Laos. Apesar de suas grandes dimensões atuais (2,5 metros de comprimento e 8 kg), a píton do Bioparque Pantanal é considerada jovem, com idade estimada em três anos, e pode viver até 30 anos.

Recinto

Recinto irá garantir bem-estar do animalFoto: Lara Miranda

Para garantir o bem-estar do animal, o recinto foi projetado de acordo com as normas do IBAMA, incluindo substrato adequado, plantas, toca, aquecedor, umidificador, pedra aquecida, lâmpadas uva e uvb e uma área úmida que simula o ambiente natural da espécie.

“A píton não pode ser reintegrada à natureza por se tratar de um animal exótico (originário do sudeste asiático) e por ter passado por um processo de domesticação, o que fez com que perdesse os estímulos selvagens. Nosso trabalho no Bioparque Pantanal é garantir os mais altos níveis de bem-estar animal, proporcionando um ambiente que atenda às necessidades ambientais, fisiológicas e comportamentais da serpente. Mesmo sendo domesticada, buscamos estimular seus comportamentos naturais”, explicou Carla Kovalski, bióloga-chefe do Bioparque e responsável pelo setor de bem-estar animal.

Enquete para escolha do nome

Para comemorar a chegada da nova moradora, o Bioparque Pantanal convida o público a participar de uma votação em sua página oficial no Instagram para escolher o nome da serpente. A enquete estará disponível para votação neste domingo. As três opções de nomes, são inspirados em personagens da literatura brasileira: Capitu, Iracema e Paraguaçu.

Capitu (Maria Capitolina de Pádua Santiago) é uma personagem do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Ela é descrita como uma mulher enigmática, complexa e marcante.

Iracema é a protagonista do romance homônimo de José de Alencar. Iracema, uma indígena da etnia Tabajara, simboliza a união entre o mundo indígena e o colonizador europeu.

Paraguaçu é uma personagem histórica presente no poema épico Caramuru, de Frei José de Santa Rita Durão. Filha do cacique Taparica, Paraguaçu representa a aliança entre indígenas e europeus durante o processo de colonização.

E aí, qual nome combina mais com a cobra?!

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Anta Valente concorre a prêmio internacional de fotografia.
Comportamento
Sobrevivente dos incêndios no Pantanal, anta concorre a prêmio internacional
Fim de semana tem Matuê, Chitãozinho e Xororó e Jota Quest na Capital
Fim de Semana
Fim de semana tem Matuê, Chitãozinho e Xororó e Jota Quest na Capital
Matheus com a família
Comportamento
Família da Capital conta milagre que recebeu por intercessão de Carlo Acutis
Gisele Mendonza
Comportamento
JD1TV: De mãe atípica a influenciadora, conheça o trabalho de Gisele Mendonza
Jim e Beth
Comportamento
Foto antiga de escola junta namoradinhos de infância 85 anos depois
Expogrande começa nesta quinta-feira
Comportamento
Expogrande começa quinta-feira com expectativa de superar edição anterior
Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores
Comportamento
Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores
Haverá adoção de pets e também castração móvel
Comportamento
Feira de adoção acontece em abril com evento sobre direitos dos animais na Capital
Aeroporto Internacional de Campo Grande
Geral
Chuvas não afetam operações no Aeroporto de Campo Grande
Sandra Amarilha
Comportamento
JD1TV: Com Giovanna Antonelli e Ana Hickmann, DelasDay reúne mulheres para capacitação

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros atendeu a vítima | Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente é esfaqueado pela namorada após mandar áudio para outra mulher na Capital
Marie-Anne August praticava exercícios antes do incidente
Saúde
Médicos erram diagnóstico e mulher descobre ter menos de 24h de vida
Criança foi atropelada pela caminhonete
Interior
Criança fica em estado grave após ser atropelada ao sair de catequese em Dourados
Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS
Clima
Fim de semana com 'chameguinho': Frio chega derrubando temperatura em MS