O prefeito Gabriel Alves de Oliveira lançou, na noite de sexta-feira (23), o Carnaval 2026 de Corumbá, em solenidade no Jardim da Independência. O ato marcou a abertura oficial do calendário da festa no município e reuniu representantes de blocos, escolas de samba, cordões tradicionais e autoridades.
A programação contou com apresentações culturais, cortejo de blocos e cordões, além de músicos e dançarinos, em referência aos 20 anos da retomada do Carnaval Cultural na cidade. Também houve exibição das bandeiras das agremiações e apresentações de passistas e intérpretes.
Durante o evento, o prefeito destacou o impacto econômico da festa. Segundo dados da prefeitura, o carnaval de 2025 atraiu cerca de 7,5 mil turistas, alcançou 75% de ocupação da rede hoteleira, gerou aproximadamente 600 empregos temporários e movimentou cerca de R$ 15 milhões no comércio local.
O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá, Zezinho Martinez, afirmou que as agremiações estão organizadas para os desfiles e reforçou o compromisso com a realização do evento dentro das normas e com prestação de contas dos recursos públicos. Já o presidente da Liga Independente dos Blocos Carnavalescos, Rashid Arruda, destacou a preparação para a edição de 2026, que marca os 60 anos do bloco Flor de Abacate.
A diretora-presidente da Fundação da Cultura de Corumbá, Wanessa Rodrigues, ressaltou a participação da comunidade na construção da festa. Representando a Câmara Municipal, o vereador Alexandre Vasconcellos destacou o envolvimento coletivo na realização do carnaval. O deputado estadual Paulo Duarte afirmou que o evento é uma das principais manifestações culturais do Estado. Ao encerrar a solenidade, o prefeito reforçou que a festa é realizada com planejamento e responsabilidade, sem prejuízo a investimentos em outras áreas.
Corte de Momo
Durante o evento, também foi definida a Corte de Momo do Carnaval 2026. Robson Junior foi eleito Rei Momo com 239,7 pontos. O título de Rainha ficou com Josielly Silva, que obteve 228,7 pontos. Sofia Malheiros foi escolhida Primeira Princesa, com 224,1 pontos, e Taty Campos, Segunda Princesa, com 220,6 pontos.
Os candidatos foram avaliados nos quesitos apresentação, qualidade rítmica, desenvoltura e simpatia. A premiação total soma R$ 30.500, distribuída entre os eleitos. Parte dos valores será paga em até 60 dias após a classificação, e o restante será destinado ao cumprimento da agenda oficial do Carnaval de 2026. Sobre os prêmios incidem impostos previstos em lei, e os integrantes da Corte devem cumprir compromissos oficiais e autorizar o uso de imagem para divulgação do evento.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Blocos lançam calendário do Carnaval de Rua de Campo Grande

Fim de semana tem brechó, esquenta de carnaval e karaokê na Capital

Espetáculo 'Beije Seu Preto em Praça Pública' estreia com apresentações gratuitas em Campo Grande

Jovens talento da música representam MS em festival internacional em Pelotas

'O Agente Secreto' é indicado em quatro categorias e vai forte na briga pelo Oscar

Sesc Lageado oferece 300 vagas em cursos de música, dança e criação de vídeo

Novo filme de Karim Aïnouz é selecionado para o Festival de Berlim

Lauana Prado revela gravidez pouco depois do fim do relacionamento com Tati Dias

Feira, teatro e karaokê são opções de lazer para esse domingão


Lançamento do Carnaval de Corumbá (Clóvis Neto/PMC)


